Voos de balão são retomados após acidente que matou oito pessoas na divisa de SC e RS

Foram retomados ontem (2) os voos de balão em Praia Grande, no extremo sul de Santa Catarina, 11 dias após o acidente que resultou na morte de oito pessoas em junho.
De acordo com as informações, a primeira decolagem foi por volta das 7h10min e outras viagens estão previstas para ocorrer ao longo dia.
Para a retomada dos voos, medidas foram adotadas para aumentar a segurança, como a instalação de dois extintores de incêndio em cada balão, o uso de rádios intercomunicadores e melhorias técnicas no manuseio dos equipamentos.
A previsão era de que as viagens retornassem no dia 27 de junho, mas a decisão foi adiada para o dia 30 devido as condições de tempo ruim. Voos deveriam ter saído ainda na terça-feira (1º), mas foram suspensos por falta de condições meteorológicas.
Relembre o acidente
Um balão de ar quente com 21 pessoas a bordo pegou fogo durante um voo turístico na região que se situa na parte inferior dos cânions dos Aparados da Serra. Segundo o depoimento do piloto à Polícia Civil, ao perceber o início das chamas, houve uma descida de emergência, com passageiros sendo ordenados a pular para se salvar.
Além do piloto, outras 12 pessoas conseguiram saltar quando o balão ainda estava próximo ao solo. Com menos peso, ele passou a ganhar altitude e depois se incendiou, e os oito ocupantes restantes morreram.
Quem morreu no acidente
Andrei Gabriel de Melo, 34 anos, oftalmologista de Fraiburgo (SC)
Everaldo da Rocha, de Santa Catarina
Fabio Luiz Izycki, 42 anos, natural de Barão de Cotegipe (RS)
Janaina Moreira Soares da Rocha, natural de Joinville (SC)
Juliane Jacinta Sawicki, natural de Carlos Gomes (RS)
Leandro Luzzi, de Blumenau (SC)
Leane Elizabeth Herrmann, de Concórdia (SC)
Leise Herrmann Parizotto, médica, filha de Leane, morava em Blumenau (SC)