Trump ordena pausa na concessão de vistos de estudantes

O governo estadunidense ordenou a todos os consulados do país que interrompam o processo para a concessão de vistos de estudantes, segundo reportagem do site norte-americano Politico desta terça (27).
A reportagem também afirma que o governo dos EUA considera analisar as redes sociais de todos os solicitantes desse tipo de visto, que é exigido para aqueles que desejam fazer qualquer tipo de curso nos Estados Unidos.
Como a medida ainda está em análise, Washington decidiu pela pausa no processo de concessão de novos vistos. Um comunicado para que não realizem entrevistas com nenhum candidato foi emitido a todos os consulados.
As entrevistas são o segundo e o último passo que os requerentes de vistos de estudos nos EUA passam para conquistar o documento.
Dias atrás o governo também proibiu a Universidade de Harvard, a mais pretigiosa do país, de ter alunos estrangeiros. 1 a cada 4 estudantes da universidade são alunos internacionais. No dia seguinte após o anuncio da probição, o Tribunal Federal de Boston aceitou uma queixa apresentada pela direção da universidade e suspendeu a medida.
Cerca de 7 mil alunos de Harvard são estrangeiros e dependem do visto para residir nos EUA. A universidade também chamou a proibição do governo de “violação flagrante” da Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos, além de outras leis do país.
Fonte: g1