Tempestade perde força e tempo volta a ficar firme no RS nesta terça-feira

Após a chuva e a passagem do ciclone subtropical Biguá pelo Rio Grande do Sul, o tempo volta a ficar firme no Estado nesta terça-feira (17). A tempestade se afasta e perde intensidade, favorecendo a abertura de sol entre poucas nuvens na maior parte do território gaúcho.
Há a possibilidade de chuva isolada apenas na região metropolitana de Porto Alegre e na região nordeste do Estado. Na Serra, o predomínio será de sol com nuvens passageiras.
Em todas as áreas, o dia deve começar com temperaturas mais baixas, que permanecem amenas ao longo do dia. Isso se deve ao ar gelado que sopra do oceano em direção ao continente.
A tendência é que o tempo permaneça assim na quarta-feira (18), com uma elevação gradativa da temperatura. Contudo, na Serra, na região dos Vales e na faixa litorânea pode chover de forma fraca e isolada.
Novos ciclones são esperados?
O ciclone subtropical Biguá se formou associado a um centro de baixa pressão atmosférica que se organiza isoladamente, sem estar associado a uma frente fria. Conforme a Climatempo, esse tipo de fenômeno subtropical é incomum para o Rio Grande do Sul e não deve ocorrer novamente em um curto período de tempo.
Contudo, ciclones extratropicais são considerados comuns para o Estado e ainda são esperados. Eles se originam a partir do avanço de frentes frias em direção a regiões que estão sob domínio de uma massa de ar quente. Esse encontro tende a formar chuva e ventos.
Fonte: GZH
Foto: