Santo Ângelo tem 2,3 mil títulos cancelados e eleitores podem sofrer restrições

A 45ª Zona Eleitoral teve 2.681 títulos cancelados após o fim do prazo para regularização em 19 de maio. Somente em Santo Ângelo foram 2.362 títulos cancelados.
Em Entre-Ijuís foram 162 os cancelamentos; 89 em São Miguel das Missões; 43 em Vitória das Missões e outros 25 em Eugênio de Castro, somando 2.681 títulos.
O cancelamento ocorre quando o eleitor não vota e não justifica a ausência em três eleições consecutivas.Para se regularizar, o eleitor que tem a biometria cadastrada pode acessar o site ou aplicativo da Justiça Eleitoral e realizar os procedimentos. Já quem não tem biometria, precisa ir a um cartório eleitoral, com documento de identidade.
A regularização é simples. É feita uma operação de atualização dos dados, se não tiver cadastro biométrico, já são coletados os dados biométricos da pessoa na hora. As multas são pagas na hora. A multa por cada eleição é de R$ 3,51.
O eleitor que tiver o título cancelado não poderá votar e ser votado; tomar posse em concurso público; obter passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.
O cancelamento do título não é comunicado individualmente, mas o eleitor pode verificar sua situação eleitoral no Portal do TSE, no item 7 do Autoatendimento eleitoral (consultar situação eleitoral).