Santo Ângelo passa a oferecer vacina Pneumo 20 na rede pública a partir de 29 de junho

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo passa a disponibilizar, a partir do dia 29 de junho, a vacina Pneumo 20 na rede pública de saúde. A nova vacina integra a atualização do calendário vacinal do Sistema Único de Saúde (SUS) e amplia a proteção contra doenças causadas pela bactéria pneumocócica.
A Pneumo 20 oferece cobertura contra 20 sorotipos da bactéria, ampliando a proteção em relação às vacinas utilizadas anteriormente. Entre as doenças prevenidas estão pneumonia, meningite, otite, sinusite bacteriana e sepse.
Neste primeiro momento, a imunização será destinada a crianças menores de cinco anos que ainda não concluíram o esquema vacinal com a Pneumo 10, povos indígenas com mais de cinco anos que não receberam vacina pneumocócica conjugada, idosos acamados ou institucionalizados com 60 anos ou mais e pessoas com condições clínicas especiais atendidas pelos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Durante o período de transição, enquanto houver estoque da Pneumo 10, será adotado um esquema vacinal temporário para crianças. Após o término das doses disponíveis, a vacinação passará a utilizar exclusivamente a Pneumo 20.
A Secretaria de Saúde orienta que pais e responsáveis verifiquem a caderneta de vacinação das crianças. Quem já completou corretamente o esquema com a Pneumo 10 não precisará receber dose adicional da nova vacina.
A chegada da Pneumo 20 representa um avanço na prevenção de doenças graves e reforça a importância de manter a vacinação em dia. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

