Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
08 de julho de 2025
Rádio AO VIVO
Sem categoria

Procons investigam cobranças indevidas de aposentados no RS por financeiras

  • junho 10, 2025
  • 2 min read
Procons investigam cobranças indevidas de aposentados no RS por financeiras

Procons de várias cidades do Rio Grande do Sul estão conduzindo investigações para apurar suspeitas de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. As apurações envolvem possíveis irregularidades cometidas por financeiras, sindicatos, empresas de seguros e associações, suspeitas de impor cobranças não autorizadas por meio de uma espécie de venda casada.

De acordo com os Procons, essas cobranças costumam ser vinculadas a ligações telefônicas enganosas, nas quais as empresas induzem os consumidores ao erro. Muitas vezes, mais de um serviço é incluído no contracheque sem o consentimento claro do aposentado.

Na Serra Gaúcha, a aposentada Clarice Maria procurou o Procon de Garibaldi após identificar dois descontos mensais em seu contracheque: um referente a uma associação de aposentados e outro de um seguro que afirma nunca ter contratado. Com a coordenadora-executiva do órgão, Luciana Lima Saleh, Clarice ouviu pela primeira vez a gravação que, segundo a empresa, comprovaria sua autorização. Quando questionada sobre a contratação de um serviço de telemedicina, respondeu que sequer conhecia o termo.

O caso de Clarice não é isolado. O Procon de Garibaldi investiga uma série de relatos semelhantes. Conforme explica Luciana Saleh, muitas vítimas relatam ter recebido ligações genéricas nas quais apenas se “confirmam dados”, mas que depois resultam em cobranças mensais.

Em Santo Ângelo, o coordenador do Procon, Valter Portalete, revelou que algumas adesões ocorrem durante o processo de contratação de empréstimos consignados, dentro das próprias financeiras.

Foi o que aconteceu com Délcio Vieira Borges, morador de Santa Maria. Após contratar um empréstimo em março, ele notou o início de descontos suspeitos no mesmo mês.

O INSS informou que bloqueou todos os descontos associativos e suspendeu temporariamente a liberação de novos empréstimos, que agora só são autorizados mediante validação biométrica.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *