Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
19 de julho de 2025
Rádio AO VIVO
Política

PL Calcula ter 68% das bancadas aliadas a Lula para emplacar anistia

  • abril 1, 2025
  • 2 min read
PL Calcula ter 68% das bancadas aliadas a Lula para emplacar anistia

Principal partido de oposição ao governo Lula (PT) no Congresso, o PL conta com o apoio de 68% das bancadas aliadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara para votar o projeto de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro e na trama golpista. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro disparou nesta segunda (31/5) um levantamento no qual diz ter apoio de parte efetiva das siglas que ocupam ministérios no atual governo, contrário à proposta.

O governo Lula conta, atualmente, com sete partidos aliados na Câmara: União, PP, Republicanos, MDB, PSD, PDT e PSol. Essas legendas têm representantes na Esplanada, mas não são do núcleo próximo a Lula, formado pela federação do PT com o PCdoB e PV, além do PSB do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Juntos, os partidos aliados somam 272 deputados. Segundo a lista do PL sobre o apoio de outras legendas, 186 desses parlamentares, ou 68,69% da soma das bancadas, apoiarão o projeto de anistia. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro pressiona a Câmara para votar a proposta, que poderá beneficiá-lo em caso de condenação no Supremo Tribunal Federal (STF), onde se tornou réu por suposta tentativa de golpe.

Entre os partidos aliados a Lula, o que possui maior taxa de adesão na lista do PL é o Republicanos, sigla do presidente da Câmara, Hugo Motta (PB), e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Segundo o levantamento dos bolsonaristas, 95% do partido apoia a proposta. Em seguida está o PP do ministro do Esporte, André Fufuca, com 90% de respaldo ao projeto.

O PSD dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e André de Paula (Pesca) aparece com 80% de apoio ao projeto de anistia. É a mesma taxa de adesão do União Brasil, que também tem três ministros: Juscelino Filho (Comunicações), Celso Sabino (Turismo) e Waldez Góes (Integração Regional).

About Author

Rafael Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *