
Um caso de maus-tratos a animal foi registrado na Polícia Civil de Santo Ângelo e acendeu um alerta para situações de violência contra animais no município. Conforme o boletim de ocorrência, formalizado na 13ª Delegacia de Polícia Regional do Interior no dia 12 de janeiro, a moradora do bairro Aliança que preferiu não se identificar, relatou agressões graves sofridas contra a gata de estimação da família.
Segundo o registro policial, a gata de pelagem branca e preta, saiu de casa no dia 10 de janeiro, e quando retornou estava com vários ferimentos, incluindo dentes quebrados, unhas arrancadas, parte do pêlo tosado e marcas compatíveis com perfurações causadas por objeto perfurante. O caso foi classificado como “outros crimes” e registrado como fato consumado.
Ainda conforme o relato, a mulher afirmou à polícia que esta não foi a primeira vez que o animal apareceu ferido após sair para a rua. O boletim também aponta a preocupação de que outros animais de sua propriedade possam estar sendo vítimas de situações semelhantes, o que motivou o registro formal da ocorrência.
A Polícia Civil deve apurar os fatos para verificar a autoria e as circunstâncias das agressões.
Em Santo Ângelo
O município conta o Setor de Proteção e Bem-Estar Animal, que em 2025 realizou 224 vistorias relacionadas a denúncias de maus-tratos a animais. O mês com o maior número de atendimentos foi novembro de 2025, com um total de 43, representando o maior índice do ano.
Segundo o setor, os casos mais recorrentes envolvem animais mantidos amarrados em áreas externas, expostos ao sol e às intempéries, com correntes curtas e sem acesso adequado à água e alimentação.
“Outro fato frequentemente registrado é o abandono de animais, especialmente em situações em que os responsáveis deixam o imóvel e não providenciam o devido cuidado ou destino ao animal”, ressaltou o diretor do Bem Estar Animal, Carlos Marques.
Após receber as denúncias, o órgão se desloca até o local da denúncia, juntamente com o médico veterinário, e um fiscal, fazendo a constatação e o laudo veterinário, caso seja constato o maus-tratos, é lavrado o auto de infração administrativo, recolhimento do animal e o encaminhamento e registro policial.
As denúncias podem ser realizadas por meio do contato do Setor de Bem-Estar Animal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, pelo telefone (55) 99687-5335. Após o horário de expediente e nos finais de semana, as denúncias devem ser encaminhadas à Fiscalização Ambiental, pelo telefone (55) 99620-2433. https://meioambiente.santoangelo.rs.gov.br/site na parte de “denúncias gerais”.
Maus-tratos são crime
Maus-tratos a animais é crime previsto na legislação brasileira. A Lei nº 9.605/98, alterada pela Lei nº 14.064/2020, prevê penas mais severas em casos de abuso, ferimentos ou mutilação, especialmente quando há crueldade comprovada. As penalidades podem incluir reclusão, multa e proibição da guarda de animais.
Redação Grupo Missões

