Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
18 de junho de 2025
Rádio AO VIVO
Opinião

Loureiro defende mudanças no Pacto Federativo

  • maio 30, 2025
  • 4 min read
Loureiro defende mudanças no Pacto Federativo

No congresso que marcou os 50 anos da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), o secretário estadual de Cultura, deputado Eduardo Loureiro, defendeu medidas para alterar o Pacto Federativo, regramento constitucional que define as obrigações e estipula os valores que municípios, Estados e a União recebem todos os meses, fruto do que é arrecadado.

Atualmente, a União abocanha quase 60% do bolo tributário, ficando 24% aos Estados e apenas 18% para os municípios, lógica que precisa ser alterada, observa Loureiro. “Quem conhece a realidade dos problemas são os gestores dos municípios e dos Estados, é na porta deles que as pessoas batem com demandas diárias em todas as áreas, seja educação, saúde ou segurança, mas acontece que a maior parcela dos recursos fica nas mãos da União, por isso precisamos de um modelo mais justo, mais voltado à realidade”, destacou Loureiro.

 

Painel sobre 400 anos das Missões é apresentado no 28º Encontro da ALM

Secretário estadual de Cultura, o deputado estadual licenciado Eduardo Loureiro apresentou, na última quarta-feira, no 28º Encontro de Vereadores e Servidores da Associação dos Legislativos das Missões (ALM), um painel sobre os projetos e ações previstos no âmbito dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis no Rio Grande do Sul, a ser celebrado em 2026.

Coordenador dos festejos que envolvem diversas secretarias de Estado, além da Comissão Oficial com mais de 40 entidades e prefeituras, Loureiro informou que os primeiros 14 convênios, abrangendo 12 municípios, deverão ser assinados agora em junho, totalizando em torno de 40 milhões de reais. No painel, também detalhou os principais programas de fomento da Secretaria de Cultura, explicando as formas de acesso e alertando para os prazos e valores.

 

Sodré, entre a advocacia e a docência

Fernando Sodré, que recentemente se aposentou na Polícia Civil após deixar o cargo de Chefia no Estado, fez uma brilhante participação no programa Roda Viva desta sexta-feira (30). Eloquente, inteligente e perspicaz, a sua presença foi muito elogiada pelo público. E ele deve ter mais participações no programa, atendendo convite da diretora Robriane Raguzzoni Loureiro.

Sodré deixou a Chefia de Polícia com resultados positivos impressionantes. Sua exoneração se deu por conta de uma ação política e corporativa. Agora, aposentado, ele vai se dividir entre Santo Ângelo e Porto Alegre e a docência e a advocacia. Terá sucesso, sem dúvida.

Indagado sobre uma possível candidatura a cargo público, Sodré disse que não está no radar, mas não é impossível. Ou seja, tem possibilidade.

 

A força do agro

Os produtores rurais da região realizaram nesta sexta-feira (30) uma manifestação no trevo de Entre-Ijuís (foto), mostrando sua força e pressionando o governo federal a acelerar as medidas da securitização.

A mobilização seria para mostrar a força do agronegócio. Nem precisava, basta ver que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 1,4% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o os últimos três meses de 2024 e a alta foi puxada especialmente pela agropecuária, que teve crescimento de 12,2%.

Aí está uma das provas incontestáveis da força do agro.

 

Sem vacina, gripe aumenta

O Rio Grande do Sul registrou, em maio, o maior número de hospitalizações por gripe em um mês dos últimos três anos, pelo menos. Em Santo Ângelo, o Hospital Regional das Missões restringiu visitas para proteger pacientes e funcionários.

O quadro da gripe é preocupante no Estado e agravado pela baixa cobertura vacinal. Cerca de 70% dos casos graves de influenza registrados em 2025 são de pessoas que não tomaram o imunizante contra a gripe.

E a vacina está liberada para pessoas com mais de seis meses de idade. Gratuita e de fácil acesso. Não dá para compreender a resistência em se proteger.

About Author

Luiz Roque Kern

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *