Jacques define pré-candidatura a federal

Ainda na semana passada, o ex-prefeito Jacques Barbosa seguia avaliando o cenário e tudo que envolve uma disputa eleitoral. Porém, nesta semana, ele teria decidido que vai encarar a disputa por uma vaga na Câmara Federal.
Secretário de Obras na gestão de Eduardo Loureiro na Prefeitura, Jacques foi vereador e elegeu-se prefeito em 2016, sendo reeleito em 2020. Presidiu ainda a Associação dos Municípios das Missões (AMM) e depois que deixou a Prefeitura atuou na direção da Secretaria Estadual de Cultura ao lado do então secretário Eduardo Loureiro.
Agora, se apresentará como postulante a uma vaga no Congresso Nacional, atendendo a convites realizados pelas lideranças do PDT, inclusive em recente reunião que contou com os pré-candidatos Juliana Brizola e Edegar Pretto (PT), que vão disputar o Palácio Piratini. Depois disso, Jacques também esteve reunido com os presidentes estadual e nacional do PDT, Romildo Bolzan e Carlos Lupi. Representa uma nova alternativa do trabalhismo para a Câmara Federal e reforça a presença de Santo Ângelo na disputa.
Obras da ponte devem começar no dia 6
Depois de muitos anos de desconfiança de motoristas imaginando que a ponte na divisa de Santo Ângelo e Entre-Ijuís poderia desabar, a obra deve começar a ser executada no próximo dia 6 de julho.
Entre o pedido do deputado Eduardo Loureiro e a confirmação dos mais de R$ 20 milhões do Fundo de Recuperação do Estado o processo foi muito rápido. O próprio governador Eduardo Leite, ao assistir a um vídeo gravado na ponte pelo próprio Eduardo, prefeito Brasil Sartori e ex-vereador Rafael Rotilli se sensibilizou com o pedido e determinou a imediata liberação dos recursos.
A obra vai causar alguns transtornos aos motoristas, que precisam ter paciência para encarar o sistema “pare e siga”, mas esse é o preço a ser pago por cada um de nós. A estrutura será duplicada de oito para 16 metros.
E convenhamos, mais de 11 mil veículos de passeio e de carga, alguns com mais de 70 toneladas de peso transitam todos os dias pelo local.
Santo Ângelo perde mais de dois mil eleitores
Não parece óbvio a diminuição dos eleitores em Santo Ângelo, mas há duas causas fulminantes que justificam essa redução. Uma delas é a redução gradativa do crescimento vegetativo, ou seja, as famílias cada vez mais tem menos filhos. Mas o problema central está situado nos eleitores que não foram votar nos últimos três turnos e não se interessaram em regularizar os títulos cancelados.
Em eleições passadas, o número batia quase em 62 mil votantes, mas baixou para 59.103 votantes e diante da próxima eleição vai cair mais ainda.
É notório o desinteresse dos eleitores diante do desencanto com a classe política. Aliás, o eleitor brasileiro é bem penalizado para votar. Primeiro precisa bancar mais de R$ 4 bilhões do Fundo Partidário e depois ainda é obrigado a ir às urnas.
Entre ir às urnas e fazer um passeio na mesma data, muita gente prefere a segunda opção.
Uma lei contraditória
Depois de 30 de junho, candidatos não podem mais falar em rádio e TV
É quase uma incongruência, mas quando começa o período eleitoral, onde o lógico seria o espaço para os candidatos a algum cargo pudessem ser entrevistados, acontece exatamente o contrário. A partir do dia 30 de junho, eles terão que ficar calados.
Curiosamente e em total contradição, um membro do Executivo que estará concorrendo não precisa se afastar, poderá falar de suas obras desde que não peça votos.
Total incongruência e contradição!
Consulta Popular define demandas
A definição das quatro propostas para a Consulta Popular 2026/2027 do Corede Missões ocorreu nesta semana. A verba em jogo é de R$ 2 milhões do Governo do Estado. Apenas as duas propostas mais votadas dividem o bolo (60% e 40%).Municípios precisam de no mínimo 2% dos votos do eleitorado para receber o recurso. Lembrando que na edição passada, Santo Ângelo não alcançou o índice.
O eleitor missioneiro terá que escolher entre duas visões de desenvolvimento bem claras na cédula.Melhoria de estradas rurais (“Caminhos da Produção”); revitalização urbana (“Espaços Vivos”); projetos de robótica para jovens (“MakerHub”) e marketing digital turístico (“Missões Inteligentes”) são as opções.
O voto é 100% digital, rápido e sem burocracia. O maior desafio da região, portanto, não é o acesso à urna virtual, mas a apatia. Se a comunidade não se mobilizar entre 20 e 26 de julho, o dinheiro simplesmente não vem ou muda de endereço.

