Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
18 de junho de 2025
Rádio AO VIVO
Segurança

Investigação apura possível uso de pistas de pouso nas Missões para receber drogas da Bolívia

  • dezembro 11, 2024
  • 2 min read
Investigação apura possível uso de pistas de pouso nas Missões para receber drogas da Bolívia

Mais de 200 policiais civis cumprem, na manhã desta quarta-feira, 17 ordens de prisão preventiva e 48 mandados de busca no Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins e Mato Grosso do Sul. Intitulada Operação Beatus, a ofensiva tem como alvo uma facção com base no Vale do Sinos, que movimentou, em seis meses, R$ 500 milhões do tráfico, através da compra de fazendas, imóveis, estabelecimentos comerciais, entre outros. Oito pessoas foram presas até o momento.

A ação é do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), e decorre de apurações que começaram em julho, por meio da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro. Não é descartado que, em pouco mais de um ano, grupo criminoso tenha movimentado mais de R$ 1 bilhão.

Nesta manhã, o cumprimento dos mandados ocorre em Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Cachoeirinha, Novo Hamburgo, Parobé, Charqueadas, Montenegro, Capão da Canoa, Imbé, Gravataí, Gramado e em Palmares do Sul, além de Curitiba (PR), Paraíso (TO) e Corumbá (MS). Também houve o decreto judicial de 132 quebras de sigilos bancários, financeiros, fiscais e telemáticos, e de mais outros 131 sequestros de bens e imóveis.

Pelo menos 34 pessoas são investigadas. Foram confiscadas 17 fazendas no interior do Rio Grande do Sul. Em duas das propriedades, sendo uma em Garruchos e outra em Santo Antônio das Missões, há pistas de pouso.

A suspeita é que as estruturas serviam para o transporte aéreo de drogas de países vizinhos, principalmente cocaína, da Bolívia. Além disso, os terrenos também eram utilizados para a criação de gado, que seria uma das formas de ocultar o dinheiro do tráfico.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Reprodução/Rádio Missioneira

About Author

Leticia Anchieta

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *