Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
18 de julho de 2025
Rádio AO VIVO
Opinião

Interrogações, indignações, lamentos…

  • junho 27, 2025
  • 3 min read

Assuntos deste espaço – mesmo ficando de lado muitos outros que hão de ser posteriormente abordados – vêm de pedidos de cidadãos e cidadãs descontentes com certos semelhantes carnais e deles certas ações que lhes fazem interrogar, indignar e lamentar estas e outras realidades que, explodindo, pairam nas camadas da atmosfera terrestre  estourando de CO2.

Disseram-me que no século passado o médico Gatz, homem humano e cristão,  consultava tão bem quem lhe pagava a consulta porque tinha dinheiro quanto quem não lhe pagava porque não tinha dinheiro. Deixou excelentes e inesquecíveis lembranças e gratidões em Santo Ângelo. Dizem que nesta década do século XX muitos médicos que laboram nas Missões, inclusive em Santo Ângelo, mantêm vivo o espírito da humanidade e solidariedade, do amor humano e cristão, atendendo tão bem pacientes que lhes pagam consultas particulares quanto os que pagam com IPE ou com outros institutos de previdência de saúde. Elogiam-nos. Mas dizem, por outro lado, que há médicos e médicas no país de Cabral, felizmente pelo que tudo parece não em Santo Ângelo, que não consultam pelo IPE nem por qualquer outro instituto.

Dizem que há médicos, não os daqui, então, que consultam apenas no particular vendo quinhentos reais da consulta sorrindo ou dos quatrocentos chorando porque de quinhentos baixaram para quatrocentos a consulta, ouvindo, nesse caso, cem reais lastimando-se de pena e perda. Dizem que há médicos, não aqui, que receitam remédios pelo celular. Conforme os sintomas expostos pelos pacientes, o celular médico sabe receitar. E dizem que pais de autistas que vão consultar com uma ou outra médica especialista em autismo, não as daqui, voltam para casa sem consulta porque, recebendo salários mínimos que há décadas existem e vigoram no Brasil e na Constituição Cidadã de 88, não puderam pagar os quinhentos reais para a médica – para as médicas essas – que só consulta e consultam pacientes particulares de granas e das granas.

Assim, dizem ainda que tais médicos e médicas-granas estão até certo ponto certos em assim proceder porque habitam um planeta onde o dinheiro se fez senhor e decerto não têm filhos nem parentes autistas. Pensando em grana, riqueza, poder e honra que a grana grossa esparrama fácil, dez consultas de IPE por 50 reais cada uma, por exemplo, dão quinhentos reais no dia, em particular, cinco mil. Em vinte dias de consultas nesses moldes tiram com IPE apenas 10.000 e com particular 100.000. Sendo assim, fora com o IPE e com os dele pífios reais! Viva as graúdas granas particulares! Amor humano e cristão para muitos neste mundo vale nada! Nem Deus!  Dinheiro – este sim – vale tudo! Viva o dinheiro! Sabem que Deus começa com d – dinheiro também!

About Author

Artur Hamerski

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *