Governo federal libera verba e promete retomar obra paralisada há mais de cinco anos no RS

As obras nas rodovias federais do Rio Grande do Sul receberão novos recursos do governo federal, segundo anunciou o ministro dos Transportes, George Santoro. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (22), e os detalhes dos aportes devem ser divulgados durante visita ao Estado nesta semana.
De acordo com o ministro, o reforço orçamentário será destinado a garantir a continuidade de obras consideradas estratégicas para a infraestrutura gaúcha.
Entre os projetos contemplados está a construção da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre. A obra deve receber um aporte inicial de R$ 50 milhões, permitindo o início dos trabalhos, que estavam parados desde 2021 por falta de recursos. A conclusão do empreendimento ainda exige investimentos superiores a R$ 500 milhões.
Outra obra que deverá receber novos recursos é a duplicação da BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande. O lote dois do projeto está com os trabalhos interrompidos há mais de seis anos e deve ser retomado após a liberação das verbas.
Entidades ligadas ao setor da construção pesada demonstraram preocupação com a falta de recursos para obras federais no Estado. A estimativa é de que ainda sejam necessários cerca de R$ 570 milhões para garantir o andamento dos projetos previstos para 2026.
Segundo o Ministério dos Transportes, o objetivo é evitar paralisações e assegurar a continuidade dos investimentos na malha rodoviária gaúcha.

