Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
15 de dezembro de 2025
Rádio AO VIVO
Plantão Política

Comentário polêmico causa reviravolta e rejeição de reforma da Previdência em Santo Ângelo

  • dezembro 12, 2025
  • 2 min read
Comentário polêmico causa reviravolta e rejeição de reforma da Previdência em Santo Ângelo

Um comentário em rede social feito por um ocupante de cargo de confiança (CC) da administração municipal provocou uma mudança dramática de votos e resultou na rejeição do projeto de reforma do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, durante sessão extraordinária na noite de quinta-feira.

A proposta, que visava alterar a Lei Orgânica e exigia aprovação em dois turnos com maioria qualificada (dez votos), havia sido aprovada em primeiro turno na segunda-feira anterior, com o apoio integral da bancada do PDT (cinco vereadores), além dos votos favoráveis de outros partidos. Apenas os vereadores Márcio Antunes (MDB) e Cristian Fontella (PT) haviam se posicionado contra inicialmente.

No entanto, o cenário mudou completamente após o comentário do CC, que insinuava que a bancada pedetista teria recebido vantagens da administração para votar a favor do projeto. A insinuação gerou indignação e levou os vereadores Adolar Queiroz, Rosani Stocker, Andreia Bernardi e Francisco Medeiros (todos do PDT) a mudarem seus votos e se posicionarem contrariamente à proposta no segundo turno.

Com a mudança, o projeto foi rejeitado. Os votos contrários somaram-se aos de Márcio Antunes e Cristian Fontella, mantendo suas posições originais. Votaram a favor da reforma André da Silva (MDB), Simone Lunkes (PDT), Nivaldo Langer de Moura (PP), Vilson da Rocha (PP), Lorenzo Tonetto (PL), Carlos Gromoski (PL) e Belmiro Reis (PL). O presidente da Câmara, Jonatas Toledo (PP), não votou.

A rejeição da alteração da Lei Orgânica impede a votação subsequente da lei complementar que detalharia as mudanças no regime de previdência, marcando uma derrota significativa para a administração municipal.

About Author

Rafael Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *