Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
18 de junho de 2025
Rádio AO VIVO
País Política

Cid confirma a Moraes que Bolsonaro leu e fez alterações na minuta do golpe

  • junho 9, 2025
  • 2 min read
Cid confirma a Moraes que Bolsonaro leu e fez alterações na minuta do golpe

O tenente-coronel Mauro Cid afirmou nesta segunda-feira (9), durante depoimento no julgamento sobre a tentativa de golpe de Estado, que o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu, leu e sugeriu alterações na chamada minuta do golpe, o documento que previa medidas autoritárias para reverter o resultado das eleições em 2022.

De acordo com Cid, Bolsonaro solicitou a retirada do trecho que previa a prisão de autoridades, “enxugando” o conteúdo. O principal alvo seria o próprio Moraes, que presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na época da eleição. Moraes, mesmo na minuta ajustada por Bolsonaro, continuaria como alvo de prisão, segundo Cid.

O militar relatou que a minuta era composta por duas partes. A primeira com “considerandos”, que citava as possíveis interferências do STF e do TSE. A segunda parte trazia fundamentação jurídica com propostas como estado de defesa, estadp de sítio, prisão de autoridades e a criação de um conselho eleitoral para refazer as eleições.

O tenente-coronel também confirmou que o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, general Walter Souza Braga Netto, era o elo entre o ex-presidente e os acampamentos montados em frente aos quartéis generais. Durante o interrogatório, Cid também descreveu Braga Netto como pertencente de um grupo moderado dentro do governo no sentido de pressionar o ex-presidente Bolsonaro a tomar uma medida com relação ao resultado das eleições.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *