Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
17 de novembro de 2025
Rádio AO VIVO
Clima

Avanço de frente fria, atuação de massa de ar polar e abafamento deve marcar a semana no RS

  • outubro 13, 2025
  • 2 min read
Avanço de frente fria, atuação de massa de ar polar e abafamento deve marcar a semana no RS

Após um domingo marcado pela entrada de uma frente fria no Rio Grande do Sul, a semana começa com o retorno da estabilidade, mas com chance de chuva fraca em diversas regiões na segunda-feira (13).

Na sequência, a estabilidade volta a predominar temporariamente, com previsão de dias mais secos, com a presença do sol e aumento da amplitude térmica — diferença entre a mínima e máxima durante o dia.

O cenário se mantém assim até a aproximação de uma nova frente fria, a qual irá favorecer o tempo instável já que o fenômeno traz chuva.

Qual a previsão do tempo para a semana?
De acordo com a Climatempo, nesta segunda-feira (13), a frente fria que impulsionou a chuva do fim de semana irá começar a se afastar do Rio Grande do Sul e o tempo volta a firmar.

No entanto, a atuação de um ciclone extratropical no oceano, associado ao sistema meteorológico, irá trazer umidade para o centro-leste e norte gaúcho. Dessa forma, essas regiões ainda podem registrar chuva fraca e isolada, entre a manhã e a tarde.

A partir da noite, a instabilidade perde força e uma massa de ar polar começa a ingressar no Estado. O meteorologista Daniel Caetano, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), afirma que a tendência é de que esse ingresso faça a temperatura mínima reduzir novamente no território gaúcho.

Trégua no meio da semana
Segundo Daniel Caetano, os gaúchos devem observar até quarta-feira (15) uma sequência de dias mais secos e com a presença de sol. Nesse intervalo, à medida que a semana avança, a temperatura mínima se mantém reduzida, mas a máxima começa a se elevar novamente.

A sensação de abafamento também deve começar a subir gradativamente.

Virada no tempo
A mudança se inicia a partir de quinta-feira (16) com a chegada da nova frente fria. A projeção inicial é de que a instabilidade seja generalizada para todo o Rio Grande do Sul e permaneça, pelo menos, até a sexta-feira (17). Até o momento, não estão previstos temporais intensos nem volumes expressivos, apesar de não serem descartados.

 

About Author

Rafael Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *