Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
18 de junho de 2025
Rádio AO VIVO
Região Saúde

Aumento dos casos de dengue e chikungunya na região preocupam

  • maio 17, 2025
  • 2 min read
Aumento dos casos de dengue e chikungunya na região preocupam

A região das Missões segue em alerta em relação ao aumento dos casos de dengue e chikungunya. Os números mostram avanços e exigem respostas mais eficazes por parte do poder público e da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das duas doenças e também do zika vírus.
A dengue superou os 200 casos nos 24 municípios da área de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. Além dos 202 casos confirmados, mais 181 exames estão à espera de resultado no Laboratório Central do Estado.

DENGUE
A maior incidência da dengue é registrada no município de São Miguel das Missões, com 103 casos confirmados e 51 suspeitas. Santo Ângelo aparece com 28 casos e sete suspeitas; Entre-Ijuís com 15 casos e 22 exames sendo investigados; Cerro Largo com 14 casos e 15 exames e São Borja com 12 casos e 59 suspeitas.
Dos 24 municípios da região, apenas em cinco não foram registrados casos e nem suspeitas: Dezesseis de Novembro; Eugênio de Castro; Garruchos; Mato Queimado e Pirapó.

O coordenador regional de Saúde, Rodrigo Reis, salienta que estão sendo reforçadas as ações preventivas, incluindo borrifações residuais direcionadas, em locais estratégicos, para um bloqueio químico. “Estamos em constante contato com as secretarias municipais de Saúde, trabalhando nas ações de prevenção. Entretanto, é preciso, também, contar com o apoio dos cidadãos, que devem seguir em alerta e evitar o surgimento de focos do mosquito transmissor. As tarefas são conhecidas, evitar pontos de água parada e a conferência nas residências e pátios é rápida e pode ser muito eficaz”, orienta.

CHIKUNGUNYA
Com relação a chikungunya, são 25 casos, sendo 21 em Salvador das Missões, três em Cerro Largo e um em São Pedro do Butiá. Entre-Ijuís possui um caso que no primeiro exame confirmou chikungunya, porém, foi solicitada a contraprova e o resultado deve ser conhecido na próxima semana. “Temos que estar atentos, devem surgir mais casos”.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *