Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
18 de junho de 2025
Rádio AO VIVO
Região

Agricultores familiares estão mobilizados em São Luiz Gonzaga

  • março 19, 2025
  • 2 min read
Agricultores familiares estão mobilizados em São Luiz Gonzaga

São Luiz Gonzaga está recebendo cerca de cinco mil agricultores e pecuaristas familiares para a 11ª edição do Grito de Alerta promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) e Macro Regional Missões Fronteira Noroeste. O movimento cobra os governos estadual e federal em busca de soluções para problemas que atingem a categoria.

Entre as principais pautas do encontro estão as demandas relacionadas à estiagem, que tem impactado severamente a produção e a renda das famílias nos últimos anos, a necessidade de securitização e o fortalecimento do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). A mobilização é uma forma de dar visibilidade às dificuldades enfrentadas pelas famílias agricultoras e pressionar as autoridades por soluções concretas.

O 11º Grito de Alerta é considerado um momento de mobilização e reivindicação, buscando políticas que auxiliem a minimizar os impactos sobre a categoria. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, está presente e afirmou que “a agricultura familiar está enfrentando um período difícil, e é essencial que os governos estadual e federal estejam atentos às necessidades do campo. São anos seguidos de estiagem que vem causando sérios problemas para as famílias. Somado a isso, tivemos as enchentes de 2023 e 2024, que agravaram ainda mais a situação. A mobilização também contará com a presença de lideranças sindicais, autoridades políticas e representantes do setor agropecuário.

Os manifestantes percorreram as ruas onde estão localizadas instituições financeiras e vão se concentrar na Praça da Matriz, onde será realizado o ato principal, com pronunciamentos, para encerrar a mobilização.

About Author

Rafael Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *