Vírus Nipah: o que se sabe sobre a infecção sem cura identificada na Índia

Pelo menos cinco casos do vírus Nipah foram detectados entre profissionais de saúde no estado de Bengala Ocidental, na Índia, neste mês de janeiro, relatou a News-18, rede afiliada da CNN no país. Segundo a emissora, as autoridades de saúde indianas buscam acalmar a população, afirmando que a situação está sob controle.
Aeroportos em países asiáticos reforçaram medidas de segurança de verificação de saúde, após os relatos. Tailândia, Nepal e Taiwan retomaram checagens semelhantes às feitas durante a pandemia de Covid-19 nos terminais.
A CCTV, emissora estatal da China, informou nesta terça-feira (27), citando a autoridade de controle de doenças, que nenhuma infecção pelo Nipah foi detectada no país, mas há riscos de casos importados. Os hospedeiros naturais são morcegos da família Pteropodidae, embora outros animais, como porcos e cavalos, também possam ser infectados.
O vírus Nipah já foi identificado outras vezes no Sudeste da Ásia. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), ele foi descoberto em 1999, em um surto entre criadores de porcos na Malásia, e é detectado com regularidade em Bangladesh e na Índia.
A transmissão ocorre por contato direto com secreções corporais de animais infectados (saliva, sangue, urina ou fezes) ou por meio do consumo de alimentos contaminados, como frutas ou seiva de tamareira crua.
Também há registro de transmissão de pessoa para pessoa, principalmente em ambientes de saúde e no convívio próximo com pacientes infectados.
Fonte: CNN

