Vando é eleito presidente da Câmara em votação acirrada
A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo já tem definida sua liderança para o próximo ano. Em Sessão Ordinária realizada na noite desta segunda-feira, 22 de dezembro de 2025, o vereador Vando Ribeiro (PSDB) foi eleito presidente da Casa para o exercício de 2026.
A eleição foi marcada por um cenário de intensa polarização e disputa voto a voto. Vando, que encabeçou a Chapa 1, saiu vitorioso com 8 votos, superando a Chapa 2, liderada por Adolar Queiroz (PDT), que obteve 7 votos.
A eleição foi marcada por uma reviravolta. Vando e Carlos Gromoski (PL) se apresentaram como candidatos na semana anterior. Gromoski representava o grupo que elegeu Nivaldo Langer de Moura, o Nêne (PP) em 1º de janeiro, e em julho conduziu Jonatas Toledo (PP) à presidência.
Porém, antes da sessão foi formalizado um novo acordo. Sendo assim, Vando formou chapa com Gromoski, eleito secretário. Vilson Rocha, o Buiú (PP) é o novo vice-presidente.
A oposição, derrotada pela margem mínima, apresentou uma composição com Adolar Queiroz (PDT) para a presidência, Cristian Fontella (PT) como vice e Andréia Bernardi (PDT) na secretaria.
Os três membros da chapa vencedora receberam ainda os votos de Jonatas Toledo e Nêne, ambos do PP; Lorenzo Tonetto, do Novo; André da Silva (MDB) e Belmiro Reis (PL). Já a chapa 2 contou com os votos dos três integrantes e mais Francisco Medeiros, Rosani Stocker e Simone Lunkes (PDT); Márcio Antunes (MDB) e Cristian Fontella (PT).
Vando foi eleito pela quarta vez para presidir o Legislativo.Ele já havia sido presidente em 2007, 2016 e 2022.

