Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
31 de outubro de 2025
Rádio AO VIVO
País

Universitária investigada por quatro assassinatos confessa ter matado cães com veneno

  • outubro 16, 2025
  • 3 min read
Universitária investigada por quatro assassinatos confessa ter matado cães com veneno

Apontada pela polícia como uma “serial killer”, a universitária Ana Paula Veloso Fernandes, de 36 anos, afirmou em interrogatório que matou cães com “chumbinho”, substância tóxica usada ilegalmente como veneno. Ela está presa sob suspeita de envenenar e assassinar quatro pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro. O g1 teve acesso à gravação do depoimento, realizado em 25 de agosto.

A Polícia Civil de Guarulhos (SP) apura se Ana Paula é responsável pela morte de pelo menos 14 cães. Dez dos animais eram filhotes pertencentes à irmã gêmea da suspeita, Roberta Cristina Veloso Fernandes, que também está presa por suspeita de envolvimento nos homicídios. Outros quatro cães teriam morrido quando estavam sob os cuidados do ex-marido de Ana Paula.

Durante o interrogatório, o delegado Halisson Ideiao Leite perguntou o motivo de ela usar “chumbinho”.
“Porque eu já tinha em casa. Eu tinha matado a cachorra. Eu tinha em casa”, respondeu Ana Paula.
“Comprei no Rio de Janeiro. Eu ia matar o cachorro que minha irmã tem”, completou.

Em outro trecho, a universitária confirmou que conhecia os efeitos do veneno em pessoas.
“Eu sabia o que podia causar porque já tinha dado isso pros meus cachorros”, afirmou.
“E tinha dado certo”, concluiu o delegado, diante da confissão.

Assassinatos e suspeitas

Além de Roberta, foram presas Michelle Paiva da Silva, de 43 anos — filha de uma das vítimas — e a própria Ana Paula. Elas são investigadas pelos assassinatos de Marcelo Hari Fonseca, Maria Aparecida Rodrigues, Neil Corrêa da Silva e Hayder Mhazres. A polícia investiga se o mesmo veneno usado contra os cães foi misturado a alimentos e bebidas das vítimas humanas.

Segundo o delegado Halisson, Ana Paula relatou espontaneamente ter matado dez filhotes:
“A Roberta tinha três cachorros. Um deles deu cria e nasceram dez filhotes que seriam doados. A Ana Paula contou que matou todos com chumbinho, descreveu a quantidade usada e o tempo que o veneno levava para fazer efeito.”

Embora ainda não haja laudos periciais que confirmem o envenenamento, a confissão é tratada como prova de maus-tratos a animais. Durante buscas na casa da suspeita, os investigadores apreenderam um inseticida agrícola, que pode ter sido usado para matar os cães.

Três animais — Luna, Selena e Bob — foram resgatados no local e levados a um abrigo da Prefeitura de Guarulhos.
“Eles estão disponíveis para adoção. Foram vítimas de maus-tratos e presenciaram cenas terríveis”, disse o delegado.

Ex-marido também acusa a suspeita

O ex-marido de Ana Paula contou ao g1 que quatro cães seus morreram de forma suspeita durante o casamento, no Rio de Janeiro.
“Ela matou Thor, Eros, Atena e Kiara. Eu trabalhava fora e ela ficava em casa. Eles morriam babando, e só depois que tudo veio à tona percebi que podiam ter sido envenenados”, relatou.

Ele afirmou ainda que o casamento durou seis meses e terminou há dois anos, após a mulher destruir parte da casa com uma marreta e passar a ameaçá-lo. Uma foto feita pela mãe dele mostra a universitária segurando o objeto.

Até a última atualização da reportagem, o g1 não havia conseguido contato com as defesas de Ana Paula, Roberta e Michelle.
Ana Paula está presa desde julho; Roberta, desde agosto; e Michelle, desde 7 de outubro.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *