União Europeia aprova acordo de livre comércio com o Mercosul após mais de 25 anos de negociações

Uma maioria qualificada dos países da União Europeia (UE) aprovou nesta sexta-feira (9) o acordo de livre comércio com o Mercosul, negociado há mais de 25 anos. A informação foi confirmada por fontes diplomáticas à AFP. A decisão ainda precisa ser formalmente ratificada pelos governos dos 27 Estados-membros, o que deve ocorrer nas próximas horas.
Com a aprovação, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, está autorizada a viajar a Assunção, na segunda-feira (12), para assinar o acordo com Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. A votação ocorreu em Bruxelas, com representantes de todos os países do bloco.
Apesar do avanço, o acordo não entra em vigor imediatamente. Do lado europeu, ainda será necessária a aprovação do Parlamento Europeu, processo que pode levar semanas e enfrenta resistência: cerca de 150 eurodeputados já sinalizaram que podem recorrer à Justiça para barrar sua aplicação.
Na quinta-feira (8), o presidente francês Emmanuel Macron anunciou que a França votaria contra o acordo, citando “rejeição política unânime” no país. O pacto é alvo de críticas sobretudo do setor agropecuário europeu, que teme a concorrência de produtos sul-americanos.
As negociações começaram em 1999 e o acordo prevê a criação da maior zona de livre comércio do mundo, com mais de 700 milhões de consumidores, eliminando tarifas sobre mais de 90% do comércio bilateral. Em troca da entrada de produtos agrícolas do Mercosul, a UE ampliaria exportações de veículos, máquinas, queijos e vinhos.
Para reduzir a resistência interna, a Comissão Europeia incluiu cláusulas de proteção ao setor agrícola, como limites de cotas, mecanismos de intervenção em caso de desequilíbrio de mercado e regras mais rígidas sobre resíduos de pesticidas. Ainda assim, países como França seguem contrários, enquanto defensores do acordo, como Alemanha e Espanha, argumentam que o pacto fortalece a UE diante da concorrência da China e das políticas tarifárias dos Estados Unidos.

