Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
07 de outubro de 2025
Rádio AO VIVO
Política

União Brasil dá 24 horas para filiados deixarem cargos no governo Lula

  • setembro 18, 2025
  • 4 min read
União Brasil dá 24 horas para filiados deixarem cargos no governo Lula

O União Brasil anunciou nesta quinta-feira (18) que deu prazo de 24 horas para que todos os filiados ao partido deixem os cargos de livre nomeação que ocupam no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão consta de uma resolução aprovada pela executiva nacional da legenda.

Atualmente, o União comanda o Ministério do Turismo, chefiado por Celso Sabino (PA), e também ocupa postos em outros órgãos da administração pública. O partido foi responsável pela indicação de Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional, PDT) e Frederico Siqueira (Comunicações), ambos ligados ao senador Davi Alcolumbre (AP).

Segundo a sigla, os filiados que não entregarem os cargos poderão responder por infidelidade partidária, o que pode resultar em expulsão.

Desembarque do governo

O rompimento com o governo Lula já vinha sendo discutido. No início do mês, após formar federação com o PP, o União determinou a saída de seus quadros da gestão federal, mas não havia estabelecido prazo. A “gota d’água” teria ocorrido em agosto, quando Lula criticou dirigentes do partido em reunião ministerial e cobrou posicionamento público de seus ministros.

O partido já sinalizou que não apoiará uma eventual campanha de reeleição do petista em 2026. Entre os nomes defendidos pela legenda estão o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Solidariedade a Rueda

Na nota divulgada nesta quinta-feira, a cúpula do União Brasil manifestou “irrestrita solidariedade” ao presidente do partido, Antonio de Rueda, afirmando que ele é alvo de “notícias infundadas e superficiais”.

A legenda sugeriu que as publicações que citam Rueda podem ter caráter político e ocorreram em “coincidência” com a decisão de retirada do partido do governo Lula.

“Tal coincidência reforça a percepção de uso político da estrutura estatal visando desgastar a imagem da nossa principal liderança e, por consequência, enfraquecer a independência de um partido que adotou posição contrária ao atual governo”, diz o comunicado.

Leia íntegra da nota divulgada pelo União Brasil nesta quinta-feira:

NOTA OFICIAL

União Brasil, por meio de sua Executiva Nacional e de suas Lideranças na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, manifesta irrestrita solidariedade ao Presidente Antonio Rueda, diante de notícias infundadas, prematuras e superficiais que tentam atingir a honra e a imagem do nosso principal dirigente.

Causa profunda estranheza que essas inverdades venham a público justamente poucos dias após a determinação oficial de afastamento de filiados do União Brasil de cargos ocupados no Governo Federal movimento legítimo, democrático e amplamente debatido nas instâncias partidárias.

Tal “coincidência” reforça a percepção de uso politico da estrutura estatal visando desgastar a imagem da nossa principal liderança e, por consequência, enfraquecer a independência de um partido que adotou posição contrária ao atual governo.

Esse posicionamento, aliás, foi hoje unanimemente reforçado pela aprovação da resolução que determina aos filiados do União Brasil o desligamento, em até 24 (vinte e quatro) horas, dos cargos publicos de livre nome ação na Administração Pública Federal Direta ou lndireta, sob pena de prática de ato de infidelidade partidária.

União Brasil seguirá atuando em sintonia com os anseios da sociedade brasileira e jamais se intimidará diante de tentativas de ataque a seus dirigentes.

União Brasil Nacional

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *