Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
15 de setembro de 2025
Rádio AO VIVO
Cultura Estado

Trabalhos da Comissão Oficial dos 400 anos das Missões são iniciados pela Secretaria da Cultura

  • julho 10, 2025
  • 2 min read
Trabalhos da Comissão Oficial dos 400 anos das Missões são iniciados pela Secretaria da Cultura

A primeira reunião da Comissão Oficial responsável pelas comemorações dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis foi promovida de forma virtual na última terça-feira (8) pela Secretaria da Cultura. 45 entidades participantes do grupo estiveram presentes e apresentaram demandas à secretaria, que coordena as celebrações.

A Comissão Oficial teve seus integrantes designados pelas portarias 77/2025 e 90/2025, da Sedac. O grupo é composto por representantes da sociedade civil, prefeituras, universidades e instituições de ensino, além da Associação dos Municípios das Missões (AMM/Funmissões), do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Missões, da Arquidiocese de Santa Maria e do Conselho Estadual dos Povos Indígenas.

Segundo o titular da pasta, Eduardo Loureiro, o objetivo foi iniciar o trabalho de forma integrada, “ouvindo todas as vozes e construindo coletivamente as próximas etapas”. O secretário também destacou que a pasta está aberta para receber contribuições e sugestões que ajudem a qualificar ainda mais as atividades celebrativas.

Um dos embaixadores dos 400 anos, irmão Celso Schneider, sugeriu a criação de uma “língua jesuítica” e defendeu o uso da denominação “padres jesuítas”, expressão que segundo ele, abarcaria padres e irmãos. Eloir Nhe´Engattu, parte da etnia indígena, solicitou mais visibilidade aos povos indígenas e espaço para contribuição no calendário de atividades.

Demandas como as do irmão Celso e de Eloir serão inseridas em um formulário que a Sedac disponibilizou nesta terça aos integrantes da Comissão e que será enviado a eles também por e-mail. O objetivo da secretaria é transformar as sugestões em ações concretas para as celebrações da efeméride.

O professor Tiago Janner, da Prefeitura de Agudo, destacou o interesse da comunidade local pelas Missões Jesuíticas, reforçado pela realização do 1º Fórum Missioneiro Internacional e pela futura instalação de uma cruz missioneira no município.

O superintendente do Iphan no RS, Rafael Passos, defendeu a gestão compartilhada do patrimônio cultural. Já o deputado Elvino Bohn Gass (PT) propôs um debate pluripartidário sobre os 400 anos das Missões. O secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, apoiou a ideia e ressaltou a importância de buscar recursos federais para projetos prioritários ligados às celebrações.

 

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *