
Após um dia nublado e com chuviscos em parte do Rio Grande do Sul, o tempo fica firme nesta sexta-feira (27) com o avanço de uma nova massa de ar frio e seco. A condição, no entanto, é temporária, já que a previsão indica que o final de semana terá muita chuva, com acumulados entre 100 milímetros a 200 milímetros em algumas localidades.
Conforme a Climatempo, a atuação dessa massa de ar frio mantém o predomínio do sol com nebulosidade variável na sexta-feira em todo o território gaúcho. Além disso, há chance de geada generalizada nas primeiras horas da manhã. A exceção fica para o Litoral e para a Região Norte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com um alerta de potencial de perigo para geada mais intensa na Campanha e em parte da Região Sul e Oeste. O aviso é válido da 1h às 8h da manhã.
Ventos frios associados ao sistema meteorológico também favorecem a manutenção da temperatura mais baixa. As menores mínimas são previstas na Campanha e na Região Sul, onde as marcas ficam entre 2ºC e 3ºC.
Este será o último dia da onda de frio, que fez com que o Rio Grande do Sul registrasse períodos de temperatura negativa, neve, chuva congelada e geada. O tempo gelado continua, mas o ar polar que trouxe a queda significativa nos termômetros se afasta e a chuva retorna, fazendo com que os índices não reduzam tanto.
Previsão de muita chuva no fim de semana
A Climatempo informa que o último final de semana de junho terá muita chuva no Rio Grande do Sul. Ainda na manhã de sábado (28), deve chover forte nas Missões e no Noroeste Gaúcho. No decorrer do dia, haverá condições para pancadas, acompanhada por raios, ventos e eventual queda de granizo.
O destaque fica para a faixa mais ao norte do Estado, entre as Missões, Norte, Serra e Litoral Norte, onde a chuva deve ser mais significativa, e os acumulados podem variar entre 50 milímetros a 200 milímetros até o domingo (29). A chuva pode ultrapassar a média histórica prevista para todo o mês.
Em Porto Alegre, por exemplo, são previstos entre 100 milímetros a 200 milímetros ao longo do final de semana, enquanto a média histórica de junho é de 115mm.
Entre a Região Metropolitana, Costa Doce, Litoral Médio, Oeste e Região Central, também não estão descartados eventuais episódios de chuva forte.
Segundo a Climatempo, há possibiliade de transtornos por conta das pancadas fortes e volumosas. A situação é considerada preocupante devido à cota de inundação do Guaíba e à chuva dos últimos dias.