
A Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) anunciou nesta quarta (28), a criação da Coordenaria do Tradiconalismo Gaúcho e a formação de um colegiado específico para o setor dentro do Sistema Educacional de Cultura.
O objetivo é preservar, valorizar e fortalecer o tradicionalismo, oferecendo suporte a Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), piquetes e demais entidades, por meio de ações de capacitação, formação e fomento.
Segundo o secretário estadual da Cultura, Eduardo Loureiro, essa é uma demanda antiga do setor. “Estamos dando um passo fundamental para garantir que o tradicionalismo tenha representação formal e voz ativa dentro da estrutura da Secretaria”.
A coordenaria terá o comando de Denise Grass, presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas.
Além disso, o tradicionalismo passará a ter assento próprio no Sistema Estadual de Cultura, que hoje conta com 12 colegiados nas mais diversas áreas artísticas e culturais.
A criação do 13º colegiado, dedicado exclusivamente ao tradicionalismo, já recebeu parecer favorável do sistema e foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura na segunda-feira (26).
A portaria que oficializa o colegiado será assinada nos próximos dias, segundo Eduardo Loureiro. “Na sequência, faremos uma audiência pública com todas as entidades e interessados, que poderão indicar os representantes que irão compor esse conselho”.