Santo Ângelo terá sábado de tempo firme

A chuva dará uma trégua no Rio Grande do Sul neste fim de semana, mas a pausa será breve. O tempo firme deve predominar ao longo do sábado (6), porém a instabilidade retorna na tarde de domingo (7).
Os dois dias também serão marcados pelo frio devido à atuação da massa de ar polar que avança sobre o território gaúcho. Esse fator favorece a possibilidade de formação de geada na Campanha.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para risco leve de perda em plantações em razão do fenômeno previsto para a manhã de sábado.
O que esperar do tempo no sábado
De acordo com a Climatempo, o sábado será marcado pela estabilidade em todas as regiões. No Noroeste, Norte e Serra a nebulosidade pode ser maior, enquanto as demais partes do Estado terão mais períodos de sol.
A massa de ar frio favorece temperaturas mais baixas, especialmente durante o amanhecer. À tarde, os índices seguem amenos e não sobem tanto Na Campanha e na Região Central, há chance de formação de geada até às 8h.
O que esperar do tempo no domingo
Na manhã de domingo, o tempo firme segue predominando no RS. A tendência é que o sol apareça entre nuvens em todas as regiões. Porém, a partir da tarde, novas áreas de chuva vão avançar do interior do continente em direção ao território gaúcho.
A Climatempo destaca que esse cenário deve provocar pancadas de moderada intensidade no Oeste, nas Missões e no Noroeste. A previsão é que a instabilidade se espalhe pela Metade Oeste até o fim da noite.
O amanhecer ainda será frio, com nova chance para geada isolada na Campanha. A temperatura continua reduzida no período da tarde.
Como irá iniciar a semana
A atuação de uma área de baixa pressão no Paraguai, capaz de direcionar a umidade da Amazônia para a Região Sul, volta a espalhar temporais pelo Rio Grande do Sul na segunda-feira (8). A semana começa nublada, com pancadas de chuva a qualquer hora, podendo ser mais intensa sobre a metade sul do Estado.
Conforme a Climatempo, ao final do dia, um novo ciclone extratropical deve se formar sobre a costa, dando origem a uma nova frente fria. Por conta disso, fortes rajadas de vento serão percebidas, principalmente a partir do período da tarde, em toda a faixa litorânea. No Norte e na Serra, o vento será moderado.
O frio permanece na metade sul gaúcho, à medida que é previsto um aquecimento maior sobre o norte.
Fonte: GZH