
Nesta terça-feira (28), Santo Ângelo recebeu pela primeira vez o Arena Geração, evento que marca o encerramento do Programa Geração Consciente. A atividade ocorreu no Centro Municipal de Eventos Hélio Costa e reuniu cerca de 500 estudantes, entre 12 e 18 anos, de 13 escolas de seis municípios da região: Santo Ângelo, Ijuí, São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, São Borja, Nova Palma e Santiago.
O programa é uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul, em parceria com a Unesco, o Programa RS Seguro e o Unaids. Em Santo Ângelo, conta com o apoio das secretarias municipais de Educação e Saúde.
Participaram da abertura o vice-prefeito Carlos Gonçalves e os secretários Edmilson Pretto (Cultura e Esporte), Eliane Carpes (Educação) e Vinicius Makvitz (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação).
Ao longo do ano, o Geração Consciente promove ações educativas sobre saúde sexual e reprodutiva, uso abusivo de álcool e outras drogas, diversidade e combate ao bullying. As atividades rendem pontuações às escolas participantes, que disputam a fase final do programa — o Arena Geração, uma gincana interativa e dinâmica.
Representando Santo Ângelo, a Escola Municipal José Alcebíades de Oliveira conquistou o 1º lugar na competição do turno da tarde. Já a EMEF Sagrada Família ficou em 4º lugar entre as escolas que participaram no período da manhã.
“Ao tratar de temas essenciais, o programa Geração Consciente contribui para formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para o futuro. Temos orgulho em apoiar iniciativas como essa, que fortalecem a educação e o protagonismo dos nossos jovens”, destacou o vice-prefeito Carlos Gonçalves.

