Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
10 de janeiro de 2026
Rádio AO VIVO
Cidade

Santo Ângelo é a primeira cidade da Corsan a usar câmera endoscópica para identificar fraudes na rede de água

  • novembro 27, 2025
  • 2 min read
Santo Ângelo é a primeira cidade da Corsan a usar câmera endoscópica para identificar fraudes na rede de água

Santo Ângelo tornou-se a cidade pioneira no uso de câmera endoscópica nas operações da Corsan para combater derivações clandestinas de água, conhecidas como “gatos”. A tecnologia permite inspeções internas com precisão e mínimo impacto ao entorno, identificando ligações irregulares, obstruções e interligações clandestinas que prejudicam os sistemas, aumentam custos operacionais e comprometem a saúde pública e o meio ambiente.

O equipamento possui haste flexível que pode alcançar até 5 metros de extensão, possibilitando que os operadores visualizem o interior das tubulações sem necessidade de escavações extensas. A câmera transmite imagens em tempo real, permitindo detectar irregularidades, infiltrações e problemas na rede.

Os primeiros resultados já se mostraram positivos, permitindo intervenções mais rápidas, assertivas e com menor gasto de recursos. Diante da eficiência comprovada, a ferramenta deve ser replicada em outros municípios do estado, fortalecendo o combate às irregularidades e aprimorando o funcionamento da rede.

“O uso da câmera endoscópica reduz a necessidade de escavações invasivas. Trata-se de um método menos destrutivo, que diminui o transtorno para a população e proporciona muito mais agilidade na identificação dos problemas”, explicou o gerente da Macrorregião de Santo Ângelo, Alexandre Kunkel.

A comunidade pode contribuir denunciando irregularidades pelos canais oficiais da Corsan: app Corsan, Agência Virtual (cliente.corsan.com.br), WhatsApp (51) 99704-6644 ou telefone 0800 646 6444.

A adoção de práticas corretas e o respeito às normas ajudam a manter a rede funcionando adequadamente, protegendo o meio ambiente e a qualidade de vida da população.

Texto: Assessoria de Imprensa da Corsan

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *