RS registra menor taxa de desemprego desde 2012, aponta IBGE

O Rio Grande do Sul fechou o segundo trimestre de 2025 com taxa de desemprego de 4,3%, a menor desde 2012. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (15) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, que investiga as condições do mercado de trabalho, incluindo trabalhadores sem vínculo formal.
O índice representa queda de 1 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre de 2025 (5,3%) e é 0,5 ponto menor do que o registrado no mesmo período de 2024. Atualmente, o Estado tem 266 mil pessoas desocupadas.
A pesquisa também apontou redução no número de trabalhadores subutilizados, que caiu para 593 mil pessoas – o menor nível entre 2012 e 2025. Pela segunda vez, o Estado apresentou taxa abaixo de 10%, fechando o trimestre com 9,5%.
Qualificação profissional como fator-chave
O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, atribuiu os resultados às políticas públicas voltadas à qualificação da mão de obra.
“Esses números históricos são resultado direto de um trabalho contínuo e estratégico. Investir em políticas públicas voltadas para a qualificação profissional significa preparar nossa gente para as oportunidades do mercado e para criar novas perspectivas”, destacou.
Cenário regional
Na região Sul, a taxa de desemprego caiu de 4,6% para 3,6% na comparação com o mesmo trimestre de 2024, o que representa 611 mil pessoas desocupadas contra 782 mil no ano anterior. O Sul lidera com o menor percentual do país, seguido pelo Centro-Oeste (4,6%).
Já a região Nordeste apresentou o maior índice de desocupação: 8,2%.