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SANTO ÂNGELO
17 de agosto de 2025
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Educação País

RS registra maior queda no índice de alfabetização do país

  • julho 23, 2025
  • 4 min read
RS registra maior queda no índice de alfabetização do país

O Rio Grande do Sul registrou a maior queda no percentual de alunos alfabetizados entre os Estados brasileiros de 2023 para 2024. O índice passou de 63,4% para 44,67% entre os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública, uma redução de quase 19 pontos percentuais. A meta para o ano era de 66,2%.

O impacto das enchentes nas escolas e na rotina das crianças é apontado como principal causa da queda. O dado faz parte do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Em segundo lugar na queda aparece o Amazonas, com redução de apenas 3,03 pontos.

Com o resultado, o Rio Grande do Sul caiu da sexta melhor posição no ranking nacional em 2023 para o quarto pior desempenho em 2024. A meta nacional do Compromisso Criança Alfabetizada é que, até 2030, 80% das crianças estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano.

A secretária adjunta da Educação do RS, Stefanie Eskereski, afirmou que os dados foram recebidos com “preocupação”. Segundo ela, a queda já era esperada diante da suspensão das aulas em muitos municípios por até 77 dias.

Peso nacional

Em 2024, a média nacional de alfabetização ficou em 59,2%, abaixo da meta federal de 60%. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o impacto do RS nesse resultado: “O Rio Grande do Sul caiu absurdamente. Se tivesse, pelo menos, mantido o percentual de 2023, nós teríamos chegado à meta em 2024, se não fosse a situação atípica de calamidade no Estado. Isso afetou fortemente.”, disse.

Eskereski, no entanto, ressaltou que o desempenho nacional não pode ser atribuído a um único Estado: “Não dá para atribuir a um Estado ou a um grupo de escolas o não atingimento das metas em nível nacional. Temos situações bastante críticas que merecem atenção em outras regiões, não apenas no Rio Grande do Sul ”, afirmou.

O diretor de políticas públicas do Todos pela Educação, Gabriel Corrêa, entende que há um pouco de razão em cada lado: “Como um Estado com um grande número de estudantes, o seu resultado afeta a média nacional. Isso é inegável, e o ministro da Educação está certo em falar que, se não fosse a tragédia, a média brasileira teria sido mais elevada. Agora também a Secretaria de Educação do Estado tem um ponto, porque não dá para afirmar se teria ou não batido a meta”.

Como o MEC considera um aluno alfabetizado?

Segundo o Inep, uma criança é considerada alfabetizada se for capaz de:

  • Ler pequenos textos;
  • Compreender informações básicas e materiais visuais;
  • Escrever bilhetes ou convites, mesmo com erros ortográficos.

Resultados por município

Algumas das quedas mais acentuadas ocorreram em cidades fortemente atingidas pelas enchentes, como:

  • Taquari: de 49,6% para 13,2%
  • Cruzeiro do Sul: de 68,2% para 35,2%
  • Roca Sales: de 75,6% para 45%
  • Sentinela do Sul: de 73,8% para 23,5%

Meta para 2025

Para o próximo ano, a meta do Estado é atingir 68,8% de crianças alfabetizadas até o fim do 2º ano, o que exigirá um avanço de mais de 24 pontos percentuais em relação a 2024.

Ações do Estado

Desde 2023, o programa Alfabetiza Tchê atua com foco na alfabetização na Educação Infantil e nos anos iniciais do Fundamental. A iniciativa tem cinco eixos: aprendizagem, gestão escolar, formação continuada, avaliação e cooperação interinstitucional.

Em sala de aula, os estudantes usam livros específicos desenvolvidos pelas redes municipais e estadual. Em 2024, o Estado selecionou 18 formadores regionais e 470 municipais para ampliar a formação de professores.

O governo também investiu mais de R$ 40 milhões neste ano em bolsas, materiais e premiações. Em abril, 200 escolas foram reconhecidas com valores entre R$ 40 mil e R$ 80 mil. Escolas com desempenho mais frágil receberam aportes entre R$ 20 mil e R$ 40 mil para melhorias.

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Carolina Gomes

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