RS lança sistema “Identidade Fácil” para agilizar emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

A partir desta quinta-feira (24), cidadãos do Rio Grande do Sul que já possuem documento de identidade emitido no estado poderão solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma mais ágil e prática, por meio do sistema digital “Identidade Fácil”.
O serviço já está disponível pelo site identidadefacil.rs.gov.br, acessível por computadores e dispositivos móveis. O aplicativo Identidade Fácil também pode ser baixado na App Store, enquanto a versão para Android aguarda aprovação.
A iniciativa, inédita no Brasil, é promovida pelo governo do Estado, por meio de uma parceria entre o Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e a Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do RS).
Digitalização do processo
Com o novo sistema, boa parte do processo passa a ser feita de forma digital. O cidadão poderá preencher seus dados e enviar, online, documentos como a certidão de nascimento ou casamento com matrícula. A etapa presencial será mantida, mas reduzida ao essencial: apenas coleta biométrica de digitais e foto, mediante agendamento feito diretamente na plataforma.
“A ideia é ampliar a capacidade de atendimento, diminuir o tempo de espera e aumentar o fluxo de emissões da nova CIN. Isso representa um avanço na oferta de serviços públicos essenciais”, afirma o diretor-geral do IGP, Paulo Barragan.
O modelo tradicional de agendamento presencial e online continuará disponível para quem não se enquadrar nos critérios do sistema digital. Ajustes operacionais ainda poderão ser realizados nas primeiras semanas de funcionamento.
Como acessar o serviço
Para utilizar o Identidade Fácil, é necessário possuir uma conta ativa no portal gov.br. O acesso pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo (já disponível para iOS).
Documentação necessária
- Solteiros: Certidão de nascimento;
- Casados ou viúvos: Certidão de casamento;
- Separados ou divorciados: Certidão de casamento com averbação.