
A Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC) lançou na segunda-feira dia 20, os editais do ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) no Rio Grande do Sul, sendo o primeiro estado brasileiro a aderir ao programa. São sete editais já disponíveis na página do Pró-Cultura RS, com inscrições até 20 de janeiro de 2026. Serão destinados mais de R$ 55 milhões para o setor cultural gaúcho, em áreas como artes cênicas e visuais, culturas populares, memória e patrimônio, música, livro, leitura e literatura, entre outros.
Para o secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, o lançamento é resultado de um trabalho integrado que envolve a Sedac, o Ministério da Cultura (MinC), gestores municipais, conselhos e sociedade civil. “Queremos que o acesso à cultura aconteça da forma mais ampla possível. Considerando outros editais além da PNAB, como os da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e do Avançar Tchê, chegaremos neste ano a mais de R$ 180 milhões destinados ao fomento. É um investimento que expressa o compromisso da Sedac e do governo com a cultura”, afirmou Loureiro.
Durante o lançamento do PNAB, o secretário Loureiro e o ministro-substituto da Cultura Márcio Tavares assinaram os termos de adesão ao Programa de Requalificação de Infraestrutura Cultural (INFRACultura) e ao Programa de Apoio a Ações Continuadas. As iniciativas foram pactuadas entre o MinC e a Sedac, e permitirão que os editais da PNAB direcionem valores para modernização de equipamentos culturais e fomento a ações continuadas.

