Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
03 de novembro de 2025
Rádio AO VIVO
País Plantão

Quem é Doca: chefe do Comando Vermelho e comandante da ‘Tropa do Urso’

  • novembro 3, 2025
  • 3 min read
Quem é Doca: chefe do Comando Vermelho e comandante da ‘Tropa do Urso’

O principal alvo da megaoperação de terça-feira (28), no Rio de Janeiro, no Complexo da Penha conseguiu escapar. Com um perfil violento, Edgar Alves Andrade, conhecido como Doca, ou “Urso”, é temido até por comparsas e possui uma longa ficha criminal e 26 mandados de prisão expedidos pela Justiça.

Quem é o Doca?

Edgar tem 55 anos e nasce na cidade de Caiçara, na Paraíba. Ele chegou ao Rio nos anos noventa, onde entrou para o tráfico no Morro São Simão, em Queimados, na Baixada Fluminense. Impõe seu poder na comunidade à força, com extermínio e homicídio de desafetos e de moradores, impondo a Lei do Silêncio e sua sanha expansionista.

Foi preso pela polícia uma única vez: em 2007, no dia de seu aniversário, depois de mais de 11 horas de troca de tiros com a polícia na Vila Cruzeiro.

Nove anos depois, em 2016, Doca foi solto e voltou ao crime. Recebendo do então chefe da facção, Elias Maluco, a tarefa de gerenciar um ponto de venda de drogas no Complexo da Penha. Com a morte de Elias e de outros chefes em 2020, Doca chega ao posto mais alto do Complexo da Penha — área é considerada o coração do Comando Vermelho.

Doca registra 269 anotações criminais por tráfico de drogas, roubo, extorsão, corrupção de menores e organização criminosa. Segundo a polícia, ele comete dezenas de assassinatos. A Justiça já expediu 26 mandados de prisão contra ele.

As investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Civil apontam que Doca está abaixo apenas do número um da facção, o traficante Marcinho VP. Marcinho VP está preso na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

O criminoso monta uma estratégia de guerra para evitar ser capturado e conta com um exército do crime. Este grupo treinado é conhecido como a “Tropa do Urso”, que amplia o uso de barricadas nas áreas que domina, bloqueios que dificultam a entrada da polícia. O bando também usa drones para vigiar pontos estratégicos, como se ouve na voz de um operador em material apresentado pelo Fantástico deste domingo (2), veja acima: “Drone do CV”.

O secretário da Polícia Militar, Marcelo Menezes, afirma que há um exército impedindo que rivais se aproximem desses grandes complexos que eles controlam. Explica que os criminosos dispõem de treinamento de ex-integrantes das Forças Armadas e de forças policiais, que oferecem táticas militares e táticas de guerrilha para que as ações se perpetuem.

About Author

Lara Santos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *