Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
20 de julho de 2025
Rádio AO VIVO
Estado Plantão

Quase 307 mil gaúchos podem ter título de eleitor cancelado

  • maio 15, 2025
  • 2 min read
Quase 307 mil gaúchos podem ter título de eleitor cancelado

Caso não regularizem sua situação junto à Justiça Eleitoral até segunda-feira (19), quase 307 mil eleitores no Rio Grande do Sul podem ter seus títulos de eleitores cancelados. O processo para regularização pode ser feito online ou presencialmente.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que cerca de 5 milhões de brasileiros estão com pendências eleitorais. No Rio Grande do Sul, dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) indicam que, até ontem (14), 7.752 eleitores já haviam regularizado a situação, mas faltavam ainda 306.797.

Os eleitores em risco são chamados “canceláveis”, aqueles que não votaram nem justificaram ausência nas últimas três eleições, considerando que cada turno conta como uma eleição.

“Os eleitores foram identificados em 5 de março e tem até 19 de maio para pagar as multas e regularizar a situação. Tudo pode ser resolvido online, sem necessidade de ir pessoalmente. Após essa data, quem não se regularizar precisará comparecer obrigatoriamente a um cartório eleitoral”, explicou a coordenadora do Comitê de Atendimento ao Eleitor do TRE-RS, Ana Moretti.

A regularização pode ser feita no site do TSE, do TRE-RS, pelo aplicativo e-Título ou via WhatsApp no número (51) 2312-2015. As multas podem ser pagas por Pix, cartão de crédito ou boleto bancário.

O cancelamento do título impossibilita de votar, emitir passaporte ou nova carteira de identidade, matricular-se em instituições públicas, obter empréstimos, tomar posse em concursos públicos e até problemas com benefícios do INSS.

A coordenadora Ana Moretti alerta que a Justiça Eleitoral não envia links para regularização por mensagem. Essas comunicações podem ser fraude. O processo não tem custo, exceto pelo pagamento das multas quando aplicável.

Fonte: gzh

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *