Professora filmada agredindo aluno de 4 anos em escola no RS é presa

A professora Leonice Batista dos Santos, de 49 anos, foi presa preventivamente nesta sexta-feira (22) em Palmeira das Missões, no Norte do Rio Grande do Sul, após ser filmada agredindo um aluno de 4 anos com uma pilha de livros em uma escola de Caxias do Sul. A criança perdeu um dente e teve outros cinco comprometidos, precisando usar aparelho.
De acordo com a delegada Thalita Giacomiti Andriche, o caso é investigado como maus-tratos qualificado pela lesão grave, mas também pode ser enquadrado como tortura. Na delegacia, a professora permaneceu em silêncio, acompanhada por um advogado. A defesa informou que pedirá habeas corpus.
O caso
A agressão ocorreu na segunda-feira (18) e foi registrada por câmeras de segurança da escola. As imagens mostram a professora gritando com o menino e, em seguida, atingindo-o com uma pilha de livros. Inicialmente, a educadora teria dito aos pais que a criança havia caído no banheiro, mas exames odontológicos levantaram suspeitas.
Os pais pediram acesso às imagens e, ao confirmarem a agressão, foram acompanhados pela direção da escola até a delegacia. A instituição, que atende cerca de 90 alunos, demitiu a professora e entregou as gravações à polícia.
Estado de saúde da criança
Segundo os familiares, o menino se recupera, mas enfrenta restrições alimentares e emocionais. “Ele não pode fazer força nos dentes. Qualquer barulho assusta. É um trauma para sempre”, relatou o pai.
Apesar do impacto, os pais afirmam não culpar a escola, mas pedem justiça: “O pior é ver o filho ter que se alimentar com canudo. Isso não se faz com uma criança inocente”.