Primeiras doses da vacina contra a bronquiolite chegam na próxima semana em Santo Ângelo

Santo Ângelo deve receber na próxima quinta-feira (11) as primeiras doses da vacina contra a bronquiolite. A informação foi confirmada pelo coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rodrigo Reis para a reportagem do Grupo Missões. Conforme Rodrigo, o caminhão chegará na quinta, e as doses vão ser distruíbas na sexta-feira (12) de dezembro. “Assim que os municípios retirarem já podem iniciar a aplicação”, afirmou o coordenador.
Rodrigo ressalta que a vacina é voltada para as gestantes a partir de 28 semanas de gestação, e que não pode ser aplicada após o parto. “A ideia é proteger os bebês, através da passagem de anticorpos da mãe para o bebê, durante a gestação, evitando hospitalizações e óbitos nos bebês, principalmente antes de 1 ano de idade”, enfatiza.
Bronquiolite
A bronquiolite é uma doença respiratória aguda que se manifesta de forma grave, principalmente, em crianças de até 2 anos e também em idosos, causando dificuldade respiratória e podendo levar à morte. A doença é caracterizada pela inflamação dos bronquíolos, que são finas ramificações que levam o oxigênio até os alvéolos dos pulmões.
Os sintomas geralmente aparecem gradualmente, até seis dias após o contágio. Entre os principais estão: obstrução nasal; coriza clara; dificuldade para respirar; tosse; respiração rápida e chiado no peito, e febre. Em situações mais graves, podem ocorrer cianose (arroxeamento dos lábios e extremidades) e pausas respiratórias.
Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causados pelo VSR.
Redação Grupo Missões com informações Agência Brasil

