Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
01 de setembro de 2025
Rádio AO VIVO
Agro Estado

Primeira usina de etanol de trigo do país será em Santiago

  • agosto 21, 2025
  • 2 min read
Primeira usina de etanol de trigo do país será em Santiago

O município de Santiago (RS) vive a expectativa do início das operações da primeira usina de etanol de trigo do Brasil. A planta aguarda algumas autorizações para começar a produzir, mas a expectativa é que isso ocorra ainda este mês. Serão processadas 100 toneladas de trigo por dia, e a expectativa é de gerar até 12 milhões de litros de etanol hidratado por ano. A empresa por trás da fábrica de biocombustível é a CB Bioenergia.

Nessa primeira fase do projeto, foram investidos cerca de R$ 100 milhões para a construção. A expectativa é de expandir a unidade para gerar entre 45 e 50 milhões de litros de etanol até 2027, o que exigirá aportes adicionais que somam R$ 500 milhões.

Foram aproximadamente três anos de pesquisas para decidir quais variedades seriam utilizadas no processo de fabricação. A escolha foi uma levedura desenvolvida pela empresa americana Lallemand, que já foi testada em diferentes tipos de trigo cultivados no Rio Grande do Sul. Segundo a multinacional, essas leveduras são geneticamente modificadas e capazes de fazer o processo de fermentação dessas diferentes variedades de trigo, o que torna a fabricação mais rentável. A estimativa é de que elas consigam ampliar o rendimento em até 4,5%.

Outro ponto são os subprodutos que a usina pretende aproveitar. Além do álcool neutro, usado na indústria de perfumaria e bebidas, os resíduos sólidos servem para fabricação de utensílios descartáveis biodegradáveis (pratos, por exemplo).

Outra usina
Também no Rio Grande do Sul, outra empresa do ramo de biocombustíveis está instalando uma usina de etanol de trigo. A Be8 anunciou o investimento em 2024 e as obras já estão 20% concluídas, com início da produção em 2026. A fábrica em Passo Fundo (RS) deve produzir 210 milhões de litros de etanol por ano.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *