
Termina na próxima terça-feira, 29 de julho, o prazo para que produtores rurais se inscrevam na segunda etapa do Programa Irriga+, promovido pelo governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). A iniciativa oferece subvenção de 20% para projetos de irrigação e reservação de água, com limite de até R$ 100 mil por beneficiário.
Os recursos podem ser utilizados tanto em projetos financiados por instituições bancárias quanto com recursos próprios. Após a aprovação pela Seapi, os produtores têm até 12 meses para executar as propostas. O objetivo é ampliar a área irrigada no Rio Grande do Sul, garantindo mais segurança produtiva no campo e incentivando sistemas de irrigação adaptados a diferentes culturas e tamanhos de propriedade.
Até o momento, o programa já recebeu 1.121 projetos, que somam mais de 17 mil hectares irrigados em todas as regiões do Estado. O potencial de investimento do governo estadual, por meio da subvenção, chega a R$ 45 milhões.
O secretário da Agricultura, Edilvson Brum, reforçou o chamado aos produtores: “Ainda há tempo para enviar as propostas. Nossas equipes estão prontas para analisar cada uma delas.”