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SANTO ÂNGELO
28 de agosto de 2025
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Estado Região

Ponte São Borja–Santo Tomé é arrematada em leilão histórico com promessa de modernização e integração Brasil-Argentina

  • julho 16, 2025
  • 3 min read
Ponte São Borja–Santo Tomé é arrematada em leilão histórico com promessa de modernização e integração Brasil-Argentina

Em um leilão marcado por grande expectativa no setor de infraestrutura e logística, a empresa argentina Plusbyte S.R.L. foi declarada vencedora e assumirá a concessão da Ponte Internacional São Borja–Santo Tomé, um dos principais elos rodoviários entre Brasil e Argentina. Realizado nesta quarta-feira (16) pelo Ministério dos Transportes, o certame definiu a vencedora com uma proposta de outorga fixa de US$ 29 milhões.

O contrato prevê um investimento total de US$ 99 milhões, voltado à modernização da travessia e à melhoria dos sistemas de controle fronteiriço, com o objetivo de reduzir o tempo de espera, especialmente para caminhoneiros, e ampliar o fluxo de veículos entre os dois países.

A ponte conecta o município de São Borja (RS), a partir da BR-285, com a Ruta Nacional n.º 14, na Argentina — rota fundamental para o escoamento de produtos e integração logística do Mercosul. O trecho também acessa importantes rodovias como BR-392, BR-472 e BR-158, ampliando sua relevância estratégica.

Além das melhorias estruturais, o contrato exige que a concessionária implemente soluções de conectividade, sistemas operacionais e fornecimento de insumos aos órgãos de fiscalização dos dois lados da fronteira. A meta é otimizar os processos alfandegários e proporcionar melhores condições de trabalho aos agentes locais.

O leilão também incluiu medidas sociais: moradores da região e usuários do transporte público terão acesso a tarifas diferenciadas. Para turistas, a redução no valor do pedágio pode chegar a 97%, tornando a travessia mais acessível.

Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, a iniciativa vai além da infraestrutura: “Em tempos em que se constroem muros — físicos ou tarifários —, nós defendemos pontes. A relação entre Brasil e Argentina é um exemplo de cooperação para o desenvolvimento humano.”

Essa concessão representa o retorno de investidores estrangeiros aos projetos nacionais após 16 anos. Das 15 últimas concessões realizadas pela pasta, cinco tiveram participação de grupos internacionais.

O CEO da Plusbyte, Diego Hernon, celebrou a conquista: “São duas potências no Mercosul. Essa parceria fortalece a integração econômica, social e política entre os países.”

A gestão da ponte continuará sendo supervisionada pela Comissão Mista Brasil–Argentina (Comab), criada em 1989. Já a Plusbyte, com experiência em projetos urbanos e gestão de frotas na Argentina, assume agora o compromisso de transformar uma ligação histórica em um modelo de infraestrutura moderna e eficiente.

A mudança no modelo de leilão também foi decisiva para o sucesso do certame. O critério adotado foi o de maior valor de outorga, e não o menor valor de pedágio, como normalmente ocorre. A alteração reflete o esforço do governo federal para tornar os projetos mais atrativos ao setor privado.

Segundo Jorge Bastos, presidente da Infra.SA, “a ponte é mais do que uma ligação física — é um símbolo da união entre nações, que aproxima culturas, mercados e oportunidades”.

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Carolina Gomes

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