Ponte interditada desde 1976 será recuperada na BR-392, entre Pelotas e Rio Grande

Após quase cinco décadas fechada ao tráfego de veículos, uma ponte localizada entre os quilômetros 59 e 60 da BR-392, no limite entre Pelotas e Rio Grande, será finalmente recuperada.
Com a interdição da estrutura, ocorrida em 1976, o tráfego na região passou a ser feito em pista simples pela ponte vizinha. Agora, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prevê investir até R$ 126,31 milhões na obra, que deverá ser concluída em dois anos e meio.
As propostas das empresas interessadas serão conhecidas em 19 de dezembro. A vencedora será responsável pelos estudos, projetos e execução dos trabalhos.
— A recuperação da ponte é uma demanda histórica da comunidade da Zona Sul. A obra permitirá o tráfego em pista duplicada, garantindo mais fluidez, especialmente para o acesso ao Porto de Rio Grande — afirmou o superintendente do Dnit no RS, Hiratan Pinheiro da Silva.
Histórico da ponte
- 1962 – Estrutura foi inaugurada.
- 1973 – Relatórios já apontavam problemas de segurança.
- 1974 – Caminhões pesados foram proibidos de usá-la.
- 1976 – Ponte foi totalmente interditada, com a abertura da nova travessia ao lado.
Tentativa frustrada da concessionária
A Ecovias Sul, concessionária responsável pelo trecho, chegou a propor a recuperação da ponte em troca da prorrogação do contrato de concessão. A proposta foi rejeitada pelo Ministério dos Transportes, que autorizou o Dnit a assumir a obra.



