Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
01 de setembro de 2025
Rádio AO VIVO
Estado

Polícia investiga morte de mulher por erro em transfusão de sangue em hospital de Santa Maria

  • agosto 21, 2025
  • 2 min read
Polícia investiga morte de mulher por erro em transfusão de sangue em hospital de Santa Maria

Uma mulher de 59 anos, internada no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) para tratamento de um câncer de mama, morreu após receber uma transfusão de sangue incompatível. O caso, ocorrido no início de agosto, é apurado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa como homicídio culposo, com possibilidade de agravante por descumprimento de regra técnica profissional.

De acordo com o delegado Adriano de Rossi, a filha da paciente relatou que a mãe foi mantida em uma maca no corredor do hospital por falta de leitos. Mesmo após exames de sangue considerados bons, uma enfermeira teria iniciado a transfusão de duas bolsas, afirmando que ajudariam na defesa do organismo.

A paciente ainda questionou a necessidade do procedimento, mas a aplicação seguiu, pela veia jugular. Dez minutos depois, ela apresentou falta de ar e alterações cardíacas, sendo levada à emergência.

Inicialmente, a família foi informada de que se tratava de uma reação, mas, segundo o delegado, um médico depois confirmou que o sangue era incompatível e havia líquido nos pulmões. O quadro se agravou, e a paciente faleceu na manhã seguinte, após ser transferida à UTI.

O corpo passou por necropsia, mas os laudos ainda não foram divulgados. A polícia investiga se o erro partiu unicamente da enfermeira ou se houve falha coletiva. Caso seja confirmada a relação entre a transfusão e a morte, os responsáveis poderão ser indiciados.

Em nota, o hospital informou que instaurou processo interno e está colaborando com as investigações.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *