Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
31 de julho de 2025
Rádio AO VIVO
Esportes Política

PF faz operação contra presidente da CBF por suspeita de compra de votos em Roraima

  • julho 30, 2025
  • 2 min read
PF faz operação contra presidente da CBF por suspeita de compra de votos em Roraima

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (30) que apura um esquema de compra de votos nas eleições municipais de 2024, em Roraima. A deputada federal Helena da Asatur (MDB) e o empresário Renildo Lima, marido da parlamentar, também são investigados.

Batizada de Operação Caixa Preta, a ação cumpriu mandados de busca e apreensão em Roraima e no Rio de Janeiro, onde agentes estiveram na sede da CBF. Ao todo, sete mandados foram executados. A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 10 milhões nas contas dos investigados.

A investigação teve início após a prisão de Renildo Lima, em setembro de 2024, com R$ 500 mil em espécie. Parte do dinheiro foi encontrada escondida na cueca do empresário.

Samir Xaud e Helena da Asatur são filiados ao MDB e integram o mesmo grupo político no estado. Xaud, que disputou uma vaga na Câmara dos Deputados em 2022, sem sucesso, foi eleito presidente da CBF em maio deste ano. Aos 41 anos, é o mais jovem a assumir o cargo. Médico de formação, é natural de Boa Vista e tem no pai, Zeca Xau, presidente da Federação Roraimense de Futebol desde 1975, a principal referência no futebol local.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *