Perdão – vida e saúde – paraíso
O assunto hoje vem de Israel Alves Ferreira, pastor da Assembleia de Deus em Ilhéus, economista e doutorando em Psicologia, extraído do texto intitulado “O perdão e o nosso corpo físico” publicado no jornal Mensageiro da Paz, à página 26, abril de 2025, cujo artigo inteiro valeria a pena todos lerem. Entre aspas – palavras de Israel.
“Quem não perdoa enfrenta problemas de ordem espiritual, mental ou física. O que acontece com quem não perdoa: não tem suas orações respondidas; não recebe o perdão de suas culpas; vive aprisionado pelo seu ressentimento e corroído pelo seu ódio; enfrenta angústias profundas; desenvolve o desejo de vingança; enfrenta transtornos de sono; vive crises de relacionamento; desenvolve estresse, resultado da liberação de muito cortisol; tem baixa imunidade, pode desenvolver várias patologias na pele, no estômago, no coração e muitas outras. Quem perdoa pode ser curado de problemas psicológicos, físicos e espirituais. O princípio bíblico de perdoar pode melhorar todas as áreas de nossa vida. Lembre-se do que Jesus disse: Se, porém, não perdoardes aos homens as ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas (Mt 6,15).”
“Como servos de Deus, fomos ensinados por Jesus a perdoar sempre. Ele perdoou seus opressores, mesmo estando na cruz. Então, se quisermos estar bem conosco mesmos, com a família, com outras pessoas e, principalmente, com Deus, o segredo é desfrutar das bênçãos do perdão e estarmos bem na mente, no corpo e no espírito. Que o Senhor nos ajude a quebrantarmos diante dele, a confessar nossos pecados a Deus e a nossos irmãos, reconciliando-nos e voltando a ter paz, bem-estar, vida mais longa e feliz na Terra e vida eterna no Céu.”
Ferreira disse também: “O perdão só faz bem. É fonte de vida e saúde. Reduz o cortisol, hormônio do estresse, o que regula o humor, a motivação e o medo. Aumenta a atividade da ocitocina, a dopamina e a serotonina. É uma ação bio-psico-sócio-espiritual. Age em diversas áreas do corpo humano. Na parte biológica, age no corpo e no cérebro humano; e na parte psicológica, no vasto campo das emoções. O não perdão com sentimentos negativos – ressentimentos, raivas, iras, mágoas, ofensas, difamações, afastamentos, agressões e injustiças, fora os demais – pode afetar o coração.”
Assim, deduzindo, quem perdoa tem muito mais chance de ser curado de problemas cardíacos e de outros e a de possuir mais sucessos cirúrgicos do que quem não perdoa. Dispensa médicos de várias áreas, psicólogos e remédios. Afasta para bem depois óbito, luto, funerária e cemitério. Perdão é fonte cristalina inesgotável de vida e saúde plenas do corpo, alma e espírito. Sim, um paraíso!