Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
20 de fevereiro de 2026
Rádio AO VIVO
Estado

Palmeira das Missões fica sem luz e água após temporal; outras sete cidades registram estragos

  • fevereiro 20, 2026
  • 3 min read
Palmeira das Missões fica sem luz e água após temporal; outras sete cidades registram estragos

Ao menos oito municípios das regiões norte e noroeste do RS registraram estragos após o temporal desta quinta-feira (19). O número faz parte do balanço divulgado no início da noite pela Defesa Civil do Estado.

No Noroeste, o quadro mais grave é em Palmeira das Missões. Segundo o prefeito, Evandro Massing, a cidade chegou a ficar sem luz e água. Na manhã desta sexta-feira (20), o fornecimento dos serviços começou a ser restabelecido.

“Se contabilizam danos em mais de 200 unidades habitacionais, além de avarias em um ginásio poliesportivo. Estabelecimentos comerciais registraram alagamentos pontuais em decorrência do acúmulo de água das chuvas. Houve registro de queda de árvores, ocasionando obstrução de vias tanto na área urbana quanto na zona rural. No momento, o município encontra-se sem fornecimento de energia elétrica e sem abastecimento de água”, informou a Defesa Civil sobre a situação em Palmeiras das Missões.

Outra preocupação é o hospital, que está com pouco diesel para manter o gerador — com isso, o abastecimento se tornou prioridade. De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), às 21h30min, o gerador seguia funcionando.

Segundo o Corpo de Bombeiros, diversas casas ficaram destelhadas e, até as 20h30min, mais de 300 famílias já haviam solicitado lonas.

A CPFL RGE, concessionária da região, afirmou que 85 mil clientes nas regiões Central, Missões, Norte e Planalto ficaram sem energia elétrica. Até as 21h30min, a luz havia sido restabelecida em 29 mil pontos.

Outras sete cidades também registram estragos
Ainda no Noroeste, houve ocorrências em Chiapetta, com queda de galhos, poste de energia e danos no telhado de um galpão; em Doutor Maurício Cardoso, com prejuízos no telhado de uma fábrica de carretas; e em Pejuçara, com danos em telhado, alagamentos em vias e galhos caídos.

No Norte, Entre-Rios do Sul registrou danos em casas, em uma oficina e em uma escola municipal, além de queda de árvores com obstrução parcial de vias. Também no Norte, Três Palmeiras reportou danos em telhados na reserva indígena da Linha Forqueta e em uma escola municipal.

Na região das Missões, São Nicolau informou queda de galhos, poste e fiação, danos em telhados de residências e galpões e a queda de uma estufa. E na Fronteira Oeste, Uruguaiana registrou queda de árvore e pontos de alagamento.

About Author

Rafael Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *