
Uma ação integrada entre a Delegacia Especializada em Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) de Santo Ângelo, a Patrulha Rural da Brigada Militar e a Vigilância Sanitária do município resultou na apreensão de mais de 400 kg de carne imprópria para consumo nesta sexta-feira. A operação teve como foco a repressão ao abigeato e ao comércio clandestino de produtos de origem animal.
Durante a fiscalização, realizada em dois estabelecimentos comerciais suspeitos, as equipes identificaram graves irregularidades sanitárias e a ausência total de comprovação de procedência das carnes. Os indícios reforçam que os produtos eram oriundos de abigeato. Diante da constatação das irregularidades, todo o material foi apreendido e destinado ao descarte, conforme determina a legislação sanitária vigente.
Os responsáveis pelos estabelecimentos foram autuados em flagrante pelo crime previsto no artigo 7º, inciso IX, da Lei nº 8.147/1990, que trata da comercialização de produtos impróprios para consumo ou em desacordo com as normas sanitárias.
A DECRAB, a Brigada Militar e a Vigilância Sanitária reforçam que operações integradas como essa irão continuar ocorrendo de forma periódica no município, com o objetivo de intensificar o combate ao comércio irregular de carnes e, sobretudo, prevenir o abigeato, crime que alimenta diretamente a circulação clandestina desses produtos.
Denúncias sobre crimes rurais e comércio irregular de carnes podem ser feitas à 8ª DECRAB de Santo Ângelo pelo WhatsApp: (55) 98439-5141.
Redação Grupo Missões

