Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
07 de outubro de 2025
Rádio AO VIVO
Opinião

O controverso turno único

  • setembro 19, 2025
  • 5 min read

A adoção do turno único na Prefeitura sempre foi controversa. Posições favoráveis e contrárias são embasadas em argumentos plausíveis. E isso repetiu-se na sessão de segunda-feira da Câmara de Vereadores. O pedido de vistas do vereador Márcio Antunes (MDB) faz com que o projeto seja votado na próxima segunda-feira.

Uma questão é crucial neste debate. A economia que a medida pode propiciar é significativa ao ponto de provocar uma restrição de atendimento por cinco meses?

Outro ponto do projeto que abriu o debate é propiciar que os secretários de Educação e Saúde tenham o poder de decidir quais setores serão ou não integrados ao turno único. Ficou a dúvida sobre os critérios a serem utilizados.

Enfim, dúvidas pertinentes, que justificam um tempo maior para o debate.

 

Tendência de aprovação

Os pronunciamentos dos vereadores na análise da proposta do Executivo para a adoção do turno único apontam a aprovação. Alguns votos já foram declarados, dos vereadores da base e até da oposição. Assim, a maioria deve aprovar o turno único, mesmo que algumas ressalvas sejam apresentadas.

Caso sinta que exista algum risco, a administração municipal pode fazer um movimento e alterar as datas, quem sabe reduzir o tempo. Tem margem para negociar.

 

Início pode ser no dia 29

A tendência é de aprovação, entretanto, isso se confirmando, a data de início da medida terá que ser alterada. Como o projeto será votado na sessão da próxima segunda, dia 22, a entrada em funcionamento já não poderá mais ser nessa data. Resta saber como essa questão será tratada. A adoção já na terça, dia 23, também será difícil, porque é preciso sancionar a lei.

Desta forma, a tendência é que caso aprovada entre em vigor no dia 29.

 

 

A bandeira não será vermelha. Mas as contas…

Os líderes do grupo político que administra Santo Ângelo gostam de repetir a frase: “Nossa bandeira jamais será vermelha”. Entretanto, isso não vale para as contas da Prefeitura. Na justificativa para adoção do turno único, é destacado que podem faltar cerca de R$ 15 milhões para fechar as contas da Prefeitura em 2025.

Interessante, porque em anos anteriores a crise financeira dos Municípios foi até mais dura, diante de uma série de problemas e isso nunca foi levantado. Dívidas, corte de receita, é fator permanente na gestão municipal. A questão está justamente nisso: gestão.

 

A força do tradicionalismo

As entidades tradicionalistas de Santo Ângelo promovem mais uma Semana Farroupilha com eventos diversos e muitas opções nas refeições para que as pessoas compareçam e prestigiem a iniciativa.

É o principal momento do ano para essas entidades. Todas as noites, de segunda a sexta, foram realizados os bailes oficiais, com a animação de grupos consagrados da música gaúcha, mostrando a pujança das entidades.

Salutar valorizar a dedicação dos membros das patronagens, que se esforçam para manter o funcionamento de todas as atividades durante todo o ano, o que não é fácil, demanda muito esforço e dinheiro. E obter recursos não é fácil. Pela primeira vez, as entidades receberam recursos do Estado, já que a Secretaria de Cultura, numa iniciativa do deputado Eduardo Loureiro, descentralizou os recursos.

Vale o reconhecimento e os parabéns.

 

A absurda PEC da Blindagem

Uma das maiores aberrações da história da política nacional, sem dúvida é a tal PEC da Blindagem. Acordos obscuros e interesses nefastos embasam a proposta aprovada pelos deputados, que se efetivada garantirá a impunidade aos parlamentares, mesmo que cometem crimes de qualquer ordem.

Só para ter uma ideia, em caso de flagrante em crimes inafiançáveis, a decisão será do Congresso, em votação secreta, se o parlamentar ficará preso ou não. Ou seja, a blindagem não se restringe aos casos de corrupção, o que é sistêmico, mas abrange todo tipo de crime, incluindo os realizados pelas organizações criminosas. E, sendo assim, essas organizações não precisarão mais de “laranjas”, será mais interessante eleger diretamente o chefe da quadrilha, que estará amplamente protegido.

E não é questão ideológica, porque parlamentares de todos os pólos votaram a favor. O que, mais uma vez, mostra que existem algumas semelhanças, sim. Podridão tem em todo lado.

 

Benefícios ao trabalhador são esquecidos

Enquanto isso, o projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e que interessa a milhões de brasileiros, segue sem ser apreciado. É bom marcar na paleta os deputados que votaram a favor dessa excrescência.

Estão prestando um desserviço para a população.

 

 

Perguntar não ofende

Os que se dizem defensores da liberdade de expressão agora querem que as empresas demitam aqueles que não concordam com eles. Que liberdade é essa?

 

Só para lembrar

Já tem gente querendo saber onde é a cidade que determinado vereador se refere em todas as sessões da Câmara e que anda a mil maravilhas. Nem orando estão conseguindo encontrar.

 

Para refletir

“Um dia, quando eu me for, rumbeando a querência eterna, onde bolearei a perna diante do meu Criador, não chorem o pajador, do velho pago florido, que há de cantar comovido até o último repuxo, porque só em nascer gaúcho, vale a pena ter vivido!”

Jayme Caetano Braun

 

About Author

HOGUE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *