Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
28 de agosto de 2025
Rádio AO VIVO
Segurança

Noroeste gaúcho tem mais segurança com queda acentuada na criminalidade

  • agosto 13, 2025
  • 3 min read
Noroeste gaúcho tem mais segurança com queda acentuada na criminalidade

Está mais seguro caminhar pelo Noroeste gaúcho. Conforme dados do Observatório Estadual da Segurança Pública (OESP) do Rio Grande do Sul, em 2024, Ijuí, Santa Rosa e Santo Ângelo, onde o governo do Estado também está presente, registraram queda de 16% no roubo a pedestres em relação ao ano anterior. Juntas, as três cidades têm mais de 246 mil habitantes e registraram 112 ocorrências desse crime no total.  Em Santa Rosa foi registrado o menor índice (11,3), com menos 57% casos. A cidade teve nove roubos nesta modalidade e não registrou roubos de celulares.

Os dados acompanham os índices de criminalidade, que caíram em todo o Estado do Rio Grande Sul. Furtos de veículos caíram 14% na região das Missões. Santo Ângelo tem uma das menores taxas de roubo de automóveis, 1,7 incidentes por 100 mil habitantes, uma queda de 51% em relação a 2023. Já em Santa Rosa, os furtos sofreram decréscimo de 42%, com uma taxa de 28,3 ocorrências a cada 100 mil veículos, passando de 32 para 19 ocorrências.

Nos crimes contra a vida, Santo Ângelo teve o maior impacto, baixando em 13% os casos de homicídios dolosos, com 14 ocorrências. Em Ijuí, foram 11 casos e em Santa Rosa, 15. Nenhum feminicídio foi registrado em 2024 na região. Indicadores como estes mostram que o Rio Grande do Sul está diferente e por que foi destaque nacional no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, publicado recentemente.

Santo Ângelo teve ainda retração de 54% nas ocorrências em estabelecimentos comerciais, saltando de 70 para 32 casos, enquanto Santa Rosa registrou diminuição de 38%, de 26 para 16. O abigeato, furto de animais domésticos, de carga e para abate, decaiu 31% na região, sendo em Santo Ângelo a redução mais expressiva (-40%).

Trabalho qualificado
Para o major Itamar Ferreira Walter, comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar de Ijuí, esses resultados refletem o trabalho estratégico da Brigada Militar, que tem intensificado o policiamento ostensivo e o uso da inteligência policial na prevenção e repressão aos crimes. “A presença constante em áreas sensíveis, somada à adoção de policiamento preventivo e repressivo, têm sido decisiva para inibir a ação de criminosos”, revelou.

Plano Rio Grande
A redução regional da criminalidade indica ainda o alinhamento da RISP Missões – Região Integrada de Segurança Pública – com o Plano Rio Grande, que foi criado para proteger a população, reconstruir o Estado e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. Uma das prioridades do governo Leite, a queda na criminalidade reflete as ações coordenadas que buscam oferecer um trabalho mais eficiente e integrado das forças da segurança pública em todo o RS.

Fonte: Portal do Governo

About Author

Rafael Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *