Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
20 de agosto de 2025
Rádio AO VIVO
Cultura Região

Museu das Missões reabre em agosto após cinco anos fechado

  • julho 29, 2025
  • 2 min read
Museu das Missões reabre em agosto após cinco anos fechado

O Museu das Missões, localizado no Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões, será reaberto ao público no dia 8 de agosto. Fechado desde 2020, por causa da pandemia de Covid-19, o espaço abriga um dos mais importantes acervos históricos sobre as Missões Jesuíticas-Guaranis, com destaque para esculturas em madeira policromada dos séculos XVII e XVIII — a maior coleção pública do tipo no Mercosul.

Projetado pelo arquiteto Lúcio Costa, o museu foi criado oficialmente em 1940 e, por muito tempo, foi o único no Brasil dedicado exclusivamente à história missioneira. Atualmente, integra o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que administra o acervo e os dois prédios do local: o Pavilhão Lúcio Costa, que abriga a exposição principal, e a Casa do Zelador, onde funciona o Núcleo Expositivo Memória e História.

A cerimônia de reabertura está prevista para as 9h30. O museu funcionará de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Nas segundas-feiras, o atendimento será das 11h às 12h e das 13h30 às 18h.

Entre os destaques do acervo estão esculturas sacras em madeira de diversos tamanhos — algumas com mais de dois metros de altura — que retratam a arte e a religiosidade dos povos indígenas nas reduções jesuíticas.

A diretora do museu, Ana Ramos Rodrigues Castro, afirma que o espaço passou por um processo de limpeza, higienização e melhorias estruturais para garantir um ambiente adequado à visitação. Também foram ampliados os contratos de serviços e reforçada a equipe de atendimento ao público.

Além da reabertura, o museu se prepara para as comemorações dos 400 anos das Missões, que ocorrerão em 2026, com programação especial e expectativa de receber um número crescente de visitantes.

Fonte: Rádio São Luiz 

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *