Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
28 de agosto de 2025
Rádio AO VIVO
Região

Mortes de bugios em Santo Antônio das Missões levantam suspeita de febre amarela

  • julho 29, 2025
  • 2 min read
Mortes de bugios em Santo Antônio das Missões levantam suspeita de febre amarela

Dois bugios foram encontrados mortos na localidade de São José, interior de Santo Antônio das Missões, na manhã desta segunda-feira (28). A informação foi repassada por moradores à agente comunitária de saúde da região, que acionou a Secretaria Municipal de Saúde.

Diante da suspeita de febre amarela, a pasta notificou a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, que enviou técnicos ao local para coleta de amostras biológicas. Apenas um dos animais pôde ser analisado, pois o corpo do segundo bugio havia sido dilacerado por outros animais. O material foi encaminhado para exames laboratoriais, que irão confirmar ou descartar a presença do vírus da febre amarela.

A Secretaria de Saúde reforça que os bugios não transmitem a doença — são vítimas, assim como os seres humanos. Os primatas atuam como sentinelas naturais, ajudando na detecção precoce da circulação do vírus. Por isso, não devem ser mortos.

“A febre amarela é transmitida por mosquitos, não por bugios. Esses animais são essenciais para o monitoramento da doença e não representam risco à saúde humana”, destacou a equipe da Vigilância em Saúde.

A vacinação segue sendo a principal forma de prevenção. Em Santo Antônio das Missões, a imunização contra a febre amarela está disponível de segunda a sexta-feira em dois pontos: a Sala de Vacinas Central e a do ESF 01 Jones Pereira.

A vacina é indicada para pessoas entre 9 meses e 59 anos. Quem tem mais de 59 anos deve passar por avaliação médica antes da aplicação.

Fonte: Rádio Missioneira

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *